Secretaria de Educação se reúne para mais uma etapa de construção do PAR 2021-2024

Encontro foi realizado de forma presencial no Cemure
Foto: SME

Na tarde desta segunda-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu uma reunião para tratar do Plano de Ações Articuladas (PAR) 2021-2024 – Etapa de Diagnóstico e Planejamento. O encontro ocorreu de forma presencial no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e contou com a participação da titular da pasta, professora Cristina Diniz, dos secretários adjuntos, chefia de gabinete, diretores de departamentos e chefes de setores e assessorias. A reunião do PAR foi conduzida pela Assessoria de Planejamento e Avaliação (APA) da SME.

Na ocasião, a professora Cristina Diniz reforça a importância para que toda a equipe da Educação participe da elaboração do PAR. “É através do Plano de Ações Articuladas, devidamente atualizado, que nos habilita a recebermos os recursos federais para aplicarmos na Rede Municipal de Ensino de Natal. Contamos com o comprometimento dos departamentos e setores para esta etapa de Diagnóstico e Planejamento do PAR”. A professora Cristina ainda comemorou o momento da reunião presencial. “É um dia especial! Estamos nos reunindo pela primeira vez presencialmente no Cemure, desde o início da pandemia. Graças a Deus todos vacinados, estamos conseguindo aos poucos retornarmos as nossas vidas, porém continuamos com os cuidados”, ressaltou a secretária.

Na condução das atividades, a assessora de Planejamento e Avaliação da SME, Sírlia Lira, explicou que o PAR trata-se de uma estratégia para o planejamento plurianual das políticas de educação, em que os entes elaboram plano de trabalho, a fim de desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de suas redes públicas de ensino.

“O PAR é um instrumento de planejamento e estamos na fase de elaboração do novo ciclo, que está popularmente denominado de PAR-4. Corresponde aos anos de 2021 a 2024, e iguala-se ao período de mandato do gestor municipal. É uma cooperação técnica e financeira do Ministério da Educação (MEC) que passa a ser pautada por um planejamento realizado pelos municípios para a construção de creches e escolas, aquisição de mobiliários e equipamentos, veículos escolares e capacitações”, esclareceu à assessora Sírlia Lira.

Durante a reunião também foram debatidas iniciativas que podem ser contempladas no novo PAR, dentro de quatro dimensões: Gestão educacional, Formação de profissionais da educação, Práticas pedagógicas e de avaliação e Infraestrutura física e recursos pedagógicos.  E no final do encontro, a assessora Sírlia ainda apresentou as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Para a diretora do Departamento de Atenção ao Educando (DAE), Edna Galvão, o PAR contempla nas suas dimensões ações voltadas a um apoio tanto pedagógico como em termos de materiais. “O DAE ele se insere no desenvolvimento de ações dessa ordem, através do transporte escolar (Passe Livre), fardamento escolar, programas Bolsa Família, Tributo à Criança e Justiça e Escola, além das ações do núcleo de atenção ao educando. Nossas ações de uma maneira geral elas são contributivas para aqueles indicadores que avaliamos durante o encontro, com relação à inserção na escola, a conclusão do Ensino Fundamental no tempo certo, a permanência na escola, o êxito, onde acabamos tendo uma ação colaborativa para fomentar esses resultados”, ressaltou a professora Edna Galvão.