Crianças do CMEI Professora Rosalba Dias aprendem o cultivo de hortaliças

Atividade envolve mais de 70 crianças
Foto: Lili Gomes/SME

Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Rosalba Dias de Barros estão participando de uma sequência didática chamada “Zelando pelo bem-estar físico, mental e social”, e assim, aprendendo maneiras para ter uma vida saudável. Uma dessas atividades, por exemplo, é o cultivo de hortaliças em pequenos canteiros de uma horta instalada na unidade de ensino. A atividade envolve 77 crianças dos níveis III e IV da Educação Infantil.

O objetivo da atividade é conscientizar toda a comunidade escolar sobre a importância de um ambiente escolar limpo, saudável e onde todos valorizem o respeito e o zelo por tudo e por todos os quais convivem. “A gente trabalha aqui com diversos pilares de caráter. A solidariedade e a responsabilidade foram trabalhadas ano passado. Agora, estamos trabalhando com o zelo com o meio ambiente”, disse a coordenadora pedagógica Raimunda Pequeno, que trabalha em conjunto com as professoras das turmas participantes da ação

Antes de iniciarem a horta, elas mostraram a importância dos protocolos de biossegurança e de zelar pela saúde de todos, tanto em casa quanto em sala de aula. Dessa forma, conseguiram abranger o ambiente escolar, até chegarem nas plantas. “As crianças ouviram histórias, viram vídeos e estão colocando adubo e fazendo a horta suspensa que fica na parte lateral da escola. Já estão bem envolvidas no processo”, explicou a coordenadora.

Os alunos estão aprendendo sobre a origem das plantas e a utilidade delas, incluindo seu uso medicinal.  A professora Tânia Cruz conta que a atividade mostra como as crianças aprendem como cuidar das plantas e qual a importância dos alimentos orgânicos. “A gente começou com uma história, que passamos em sala de aula, sobre um lobo que tinha uma horta que ele mesmo fez”, narra a professora.

Uma outra história que foi utilizada para enriquecer o aprendizado das crianças em relação ao tema é “O Grande Rabanete”, da autora Tatiana Belinky. O conto fala sobre um vovô que plantou um rabanete, que depois que cresceu, não consegue tirá-lo do solo. Nisso, ele convoca várias pessoas (e até animais) para conseguir, finalmente, colher a hortaliça.

As plantas que estão presentes na horta do CMEI Professora Rosalba Dias de Barros servem tanto para uso medicinal quanto para alimentação. Estão sendo cultivos Rabanete, Alecrim, Capim Santo, Hortelã, Salsa e Coentro. Em um coral uníssono, ao perguntar às crianças o que elas estavam achando da atividade responderam de forma empolgada: “Muito legal!”.