Sempla realiza seminário para apresentar documento final do PPA 2022/2025


Sempla realiza seminário para apresentar documento final do PPA 2022/2025


A Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) realizará, às 14h30 desta sexta-feira (27), um seminário para apresentar o documento final do Plano Plurianual - PPA Participativo 2022-2025. O evento será aberto ao público e no formato virtual, transmitido pelo canal do You Tube da Prefeitura do Natal (youtube.com/natalprefeitura).
  

“Como mecanismo de planejamento, o PPA é elaborado no primeiro ano da gestão e, por isso, trabalhamos nele desde janeiro, cumprindo diversas etapas, como a definição de metodologia, o alinhamento técnico com os órgãos municipais e realizando oficinas de capacitação, seminários de participação social e fóruns “, explicou a secretária de Planejamento, Joanna Guerra. 

Segundo a secretária, “o objetivo é, ao final, o prefeito apresentar à cidade um planejamento elaborado com a participação social, que reflita os anseios das comunidades e consiga produzir resultados positivos nas condições de vida de toda população”. O seminário desta sexta-feira é a última ação na esfera do executivo municipal. Até o final do mês, o prefeito Álvaro Dias enviará o PPA 2022/2025 para apreciação e deliberação da Câmara Municipal. 

Joanna Guerra disse que, apesar da pandemia, os trabalhos de construção do PPA 2022/2025 se desenvolveram bem e com a imprescindível participação da sociedade. “A população é a maior conhecedora da cidade e dos seus problemas, pois é ela que os vivencia todos os dias; por isso, fazer uma gestão democrática, valorizando o diálogo com a sociedade, é muito importante para termos um planejamento com mais assertividade e consequentemente uma cidade mais desenvolvida”, afirmou. 

O PPA é um instrumento de grande importância no planejamento governamental (municipal, estadual e federal) e está previsto no Artigo 165 da Constituição Federal de 1988. Sua elaboração ocorre no primeiro ano da gestão para que o plano seja executado em um período de quatro anos. Nele estão estabelecidos diretrizes, objetivos, programas e metas a serem executados, no caso da prefeitura, pela gestão municipal. O PPA contribui para a organização dos esforços e recursos do governo e da sociedade no sentido de garantir a efetividade das políticas públicas e, consequentemente, garantir melhor qualidade de vida para a população. 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389