Semana de Juventude realiza Oficina de Políticas Públicas na Casa do Jovem Aprendiz


Semana de Juventude realiza Oficina de Políticas Públicas na Casa do Jovem Aprendiz
Jovens conheceram como se constroem políticas públicas
Foto: Semidh

Em alusão ao Dia Mundial da Juventude, marcado em 12 de agosto, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, Direitos Humanos e Diversidade (Semidh), realiza a Semana de Juventude 2021 até dia 27. O objetivo da ação é incentivar a participação dos jovens em atividades, debates e ciclos para garantir os direitos e fortalecer a política municipal voltada para o público jovem, além de levar ações da Secretaria até a comunidade. 

A cerimônia de abertura, realizada na última segunda-feira (23), deu início à programação com uma live para registrar a assinatura do Projeto de Lei do Conselho Municipal da Juventude, que seguirá para a Câmara Municipal de Natal, onde a Lei deverá ser aprovada para garantir mais projetos e políticas públicas voltados para comunidade mais jovem da capital potiguar. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Natal, Álvaro Dias e a secretária de Direitos Humanos, Yara Costa.

Na tarde desta terça-feira (24), a Casa do Jovem Aprendiz recebeu uma Oficina de Políticas Públicas direcionada a 41 alunos do curso de Assistente Administrativo da instituição. Na ocasião, os jovens, que estão se preparando para ingressar no mundo do trabalho, foram apresentados ao conceito e à construção de políticas públicas, além de compreender qual o papel  e a importância da população e sobretudo dos jovens nesse processo. Os alunos ainda foram divididos em grupos para apresentar propostas de melhorias e projetos que venham a beneficiar a sociedade. 

Jackeline Gonçalves integrou o grupo 1, que apresentou uma proposta sobre aulas de defesa pessoal para a comunidade LGBTQIA+, que sofre ataques homofóbicos frequentemente. A jovem tem 22 anos e contou que o grupo chegou a essa conclusão pensando na segurança dessa parcela da população, e não somente isso, mas também a conscientização e o respeito pelas diferenças. “É importante que a gente esteja consciente do nosso papel enquanto sociedade e isso inclui a participação no desenvolvimento de projetos que vão beneficiar a todos nós. Nossas vidas são valiosas e todos nós temos o direito de ir e vir”, explicou a aluna que, assim como o restante da turma, está na última semana de aulas do curso.

Para o professor Alan Macêdo, a iniciativa da gestão municipal é de suma importância para a construção de novos projetos para a sociedade, principalmente quando inclui a participação dos jovens, que são o futuro de Natal. “O diálogo com esses jovens é imprescindível nesse planejamento, pois desperta o interesse na participação dos assuntos da nossa coletividade, além de fornecer o protagonismo, enquanto agentes transformadores”, afirmou o professor. 

A programação da Semana de Juventude 2021 continua nesta quarta-feira (25), a partir das 18h, no bairro de Cidade da Esperança, que vai receber a Batalha da Esperança e, ainda, um show com a rapper natalense, Pretta Soul; já na quinta-feira (26), às 14h, é a vez da Casa do Menor Trabalhador receber a Oficina de Políticas Públicas. Por fim, na sexta-feira (27), a partir das 15h, a Comunidade da África, na Redinha, receberá o Cine Quebrada, além de torneios de futebol, basquete e free fire, atividades que fecharão a programação com chave de ouro. Exceto as Oficinas de Políticas Públicas, voltadas exclusivamente para os estudantes das instituições, os demais eventos da Semana são abertos para toda a comunidade jovem.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389