Educadores da STTU têm aula de campo sobre engenharia de trânsito

STTU

Depois de todo aprendizado teórico sobre planejamento e regulamentação em engenharia de trânsito, uma equipe de educadores e agentes de mobilidade da STTU participou nesta sexta-feira(9) de uma aula de campo com o urbanista e arquiteto, Carlos Milhor.

De acordo com Carlos Milhor, Diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade, a aula de campo constitui um importante elemento, uma oportunidade, para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, permitindo ir além da simples exposição teórica e mecânica dos conteúdos em sala de aula ao permitir a vivência de uma realidade complexa como é o trânsito.

Para realização do curso, o arquiteto dividiu o conteúdo programático em dois momentos: o primeiro com a análise dos dados técnicos e a estrutura teórica que fundamenta a engenharia de trânsito; e o segundo com um exercício prático nas vias da cidade.

Na parte teórica, foram analisados – por exemplo – dados, elementos na via e os usuários como o pedestre, o ciclista, o motociclista e o condutor de veículo, além da regulamentação dos corredores viários com as placas, sinalização horizontal e vertical. A capacitação abordou também os elementos do desenho sinalização, as faixas de retenção e travessias de pedestres, além do sentido de circulação na rotatória e seus aspectos técnicos.