Ano letivo 2021 da Rede Municipal de Natal iniciou no formato não-presencial

SME

A Rede Municipal de Ensino de Natal iniciou as aulas do ano letivo de 2021 nesta quarta-feira (07), ainda no formato não-presencial para todos os estudantes das 146 unidades de ensino. Já no dia 14 de julho, às atividades escolares passam a acontecer de maneira híbrida (presencial e não-presencial) com as crianças da Educação Infantil na etapa da Pré-Escola, na faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses, em todas as unidades de ensino que estiverem aptas a cumprir o protocolo de biossegurança.

Posteriormente, de maneira gradual, retornam da mesma maneira, os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (28/07), em seguida a etapa de Creche (12/08) e por último os Anos Finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (25/08).

Para a secretária de Educação de Natal, professora Cristina Diniz, só será possível esse retorno presencial após a diminuição dos índices da Covid-19 no município. “Com o índice de ocupação de leitos menor que 80% e a taxa de transmissibilidade menor que 1, estamos numa expectativa muito favorável para que dia 14 nós possamos retomar as aulas presencialmente seguindo o protocolo de retorno gradual das aulas no sistema híbrido, que foi definido ano passado para garantir as medidas restritivas e de forma segura. Estamos muito felizes e satisfeitos com essa possibilidade”, enfatizou a titular da SME.

Segundo a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, a aprovação do calendário letivo 2021 foi fundamental para a organização do ano letivo. “Iniciamos o ano letivo agora em julho e vamos encerrar em janeiro de 2022, com o início do próximo ano letivo em março. Graças a flexibilização dos dias letivos, que vai permitir a regularização do calendário letivo já em 2022” destaca Naire Capistrano.

Na gestora pedagógica da Escola Municipal Professora Mareci Gomes dos Santos, Janaína Félix Araújo Nascimento dos Santos ressalta que a parceria entre a escola e família deve continuar, mas dessa vez com novidades. “Nossa equipe está fazendo o possível para que os alunos desenvolvam o aprendizado da melhor forma possível. Por isso, continuamos a acreditar que podemos contar com a colaboração de pais ou responsáveis”, afirmou Janaína dos Santos.

A mãe Edinalva Batista de Lima conta que ficou muito feliz com o retorno das aulas. “É muita alegria saber que estamos tendo esse apoio da escola, principalmente em um ano tão difícil como esse. Como pais de alunos, nós também tivemos que fazer o papel de professores em casa. Esperamos mesmo que passe tudo isso para poder voltar a escola”, aponta Edinalva, que é mãe de dois estudantes da Escola Mareci Gomes: João Vitor de Lima (7 anos) do 1º ano, e Evelyn de Lima Barbosa (10 anos), do 4º ano. A escola atende hoje 370 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.