Missão da OPAS destaca Natal acima da média nacional na aplicação da D2

Joana Lima/Secom

Durante toda esta semana, equipes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde, Conas e Conasems estiveram em Natal, com a missão de avaliar as boas práticas e trocas de experiências em relação ao enfrentamento da Covid-19. O encerramento da missão aconteceu na manhã desta sexta-feira (25) e o destaque foi para o trabalho na capital.

“Essa é a segunda vez que viemos para Natal este ano, observamos que a capital além de ter boas práticas com relação ao enfrentamento à pandemia, ainda ampliou as estratégias em todas as frentes mantendo o reforço na organização da assistência, ampliando inclusive o número de leitos de UTI no Hospital de Campanha que foi implantado para dar todo suporte aos pacientes”, destacou Rodrigo Said, consultor nacional da Unidade Técnica de Vigilância, Preparação e Respostas às Emergências e Desastres da OPAS Brasil.

Outro ponto que o consultor da OPAS destacou foi a estratégia de drive thru. “A vacinação da D2 de Natal está acima da média nacional. Até o dia 19 de junho, último sábado, a média nacional de D2 era de 15%, e Natal está acima desse valor, que é de 17% da população com cobertura de D2. Esse resultado se deve à vacinação funcionar de domingo a domingo através dos drives”, comenta.

“Nas visitas que fizemos destaco profissionais bem orientados e engajados. Mudar processos de trabalho é desafiador, mas aqui em Natal percebi o comprometimento das equipes com o paciente”, destaca Vanuse Braga, do Ministério da Saúde. Durante a missão as equipes visitaram os hospitais da Rede Municipal, UPAS, UBSs e Centros Covid.

A OPAS também avaliou que os dados de Natal estão disponíveis com transparência e com qualidade elogiando o site https://vacina.natal.rn.gov.br/ . “O site veio para ajudar e facilitar o acesso à informação sobre a vacinação inclusive com ‘filômetro’ dos drives. A  comunicação de risco tem um papel fundamental em qualquer contexto de saúde pública, principalmente na pandemia do Covid-19. Já se passaram  mais de um ano e cabe ao gestor dividir a responsabilidade com a população, e Natal vem cumprindo muito bem esse papel. Meus parabéns à equipe”, disse Rodrigo Said.

O secretário George Antunes recebeu o feedback da missão com tranquilidade. “Nossa missão sempre foi pautada para facilitar o acesso da população à saúde. É importante saber que estamos no caminho certo, todos os dias estamos enfrentando os problemas de uma pandemia que não sabemos quando vai acabar. É importante o apoio e cuidados da população com relação às boas práticas de higiene e o uso de máscaras”, reforça o secretário.