Prefeitura do Natal distribui a Merenda no Lar para 47,43% dos estudantes da Rede Municipal

Semdes

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Natal estão recebendo a cesta básica relativa ao Programa Merenda no Lar nas 146 unidades de ensino. Nesta sexta-feira (11), foram distribuídas 3.061 cestas em cinco escolas das zonas Sul, Oeste e Norte. Até o momento 27.719 cestas foram entregues em 54 unidades de ensino, o que significa um percentual 47,43% do total de cestas que serão distribuídas.

Durante todo o dia de hoje a distribuição ocorreu nas Escolas Municipais Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior, Professora Maria Cristina Osório Tavares, Professor Bernardo do Nascimento, Vereador José Sotero e Nossa Senhora da Apresentação.

A gestora pedagógica da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, Maria Ziane de Araújo Dantas, falou da importância da distribuição para os 717 estudantes. “Hoje é um grande dia para a nossa comunidade escolar. Nossa escola está sendo contemplada com o Programa Merenda no Lar. A cesta básica tão esperada pelos nossos alunos e comunidade chegou”.

De acordo com Cristiane da Silva Lima, a entrega da cesta é um momento muito importante. “A entrega dessa cesta nesse momento de pandemia é muito importante. Tudo que vem para ajudar é necessário”, disse a mãe de William Carlos Silva Amaro, que está matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental na Escola M. Nossa Senhora da Apresentação.

Na Escola Municipal Vereador José Sotero os servidores se empenharam na organização conforme relato do diretor administrativo. "Hoje nós convocamos dois grupos de funcionários divididos nos turnos da manhã e tarde, buscando cumprir o protocolo de segurança. Estamos recebendo todas as famílias gradativamente para não haver aglomeração”, disse José Alexandre da Silva.

"Estamos precisando desse alimento. O comércio está parado e o desemprego aumentando”, disse Erinaldo Penha Diboa que foi receber as cestas básicas dos netos Julia Gabriela da Silva Diboa e Artemerson Vale da Silva Oliveira, estudantes da Escola M. Vereador José Sotero.

Segurança

O processo de distribuição de cestas de alimentos às famílias de estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Natal vem contando com a segurança, apoio e organização da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN). Nos primeiros 10 dias do mês de junho, as guarnições já atuaram na entrega de alimentos em 50 unidades pedagógicas distribuídas nas quatro zonas administrativas da capital.

O trabalho realizado pelos guardas municipais vai além da segurança propriamente dita e contribui na organização racional das filas, no sentido de evitar aglomerações, disciplinar o uso de máscara de proteção facial por parte dos beneficiados e no andamento do processo de distribuição. O trabalho das guarnições da GMN vai percorrer todas as 146 escolas municipais da capital seguindo o cronograma de distribuição definido pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, lembrou que a ação de segurança preventiva cumprida pelo Rope/GMN na distribuição de alimentos vem desde o início da pandemia quando a Prefeitura iniciou o processo de entrega de cestas básicas às famílias dos alunos da rede municipal. “Graças ao trabalho competente e sério da Guarda Municipal não registramos nenhum tipo de alteração no processo de entrega das cestas. A presença dos guardas garante a segurança, a ordem e a organização, pois a ação não se resume a uma segurança ostensiva, mas sim a um tipo de policiamento de aproximação que interage com a comunidade”, comentou a secretária.