Com estrutura modernizada e ampliada, Horto Municipal é entregue pelo prefeito Álvaro Dias

Com estrutura modernizada e ampliada, Horto Municipal é entregue pelo prefeito Álvaro Dias
Alex Régis/Secom

Após passar por uma ampla reforma, o Horto Municipal foi reaberto oficialmente nesta quarta-feira (09) pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. As melhorias estruturantes vão potencializar o trabalho desenvolvido no espaço, principalmente no que se refere à produção e conservação de mudas para o plantio na cidade. Além do ganho real na capacidade de produção de mudas, o Horto Municipal está agora estruturado para dar suporte às futuras ações do projeto Planta Natal, bem como outras ações sócio-ambientais e educacionais.
 
Os serviços coordenados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) incluíram a substituição de toda a cobertura do prédio do Horto, a substituição do piso, novas esquadrias, portas e janelas. A reforma também contemplou a construção de um anexo para produção de mudas - com dois depósitos para dar suporte ao trabalho técnico do horto -, um depósito que será destinado ao armazenamento de ferramentas e o outro para a guarda e conservação de insumos e adubos. 
 
O muro do Horto ganhou reforço estrutural com implantação de vigas, pilares e cintas, além de dois portões de correr novos, possibilitando o acesso para caçambas de entulhos. A pintura da área foi feita pelo artista potiguar Miguel Carcará. A Prefeitura também realizou a substituição de toda a parte elétrica, hidráulica e sanitária, seguindo todos os padrões de eficiência e sustentabilidade.
 
O Horto Municipal tem aproximadamente 30 mil mudas. Desse total, 10 mil são de árvores nativas que serão plantadas dentro do projeto Planta Natal. O restante são espécimes utilizados no paisagismo de praças, canteiros e demais equipamentos públicos da cidade. O horto conta ainda com 10 mil ipês em germinação.
 
Dentre as variadas espécies presentes no equipamento, é possível encontrar desde oitis, paus-brasil e craibeiras, até árvores frutíferas como abacateiro e goiabeira, além de plantas ornamentais como palmeira e ixora.
 
"Agora o horto tem uma estrutura digna e moderna. Nesse espaço estão sendo produzidas as mudas que usamos em nosso programa de arborização e ampliação da área verde da cidade. Vamos seguir priorizando essa política pública de investimentos em espaços públicos ambientalmente sustentáveis, promovendo mais qualidade de vida para a população", contou Álvaro Dias. 
 
Ele destacou ainda a importância pedagógica do Horto: "Esse espaço é uma verdadeira sala de aula a céu aberto. Vamos receber estudantes das redes pública e privada que terão a oportunidade de aprenderem não só sobre as ciências naturais, como também sobre diversas outras disciplinas", concluiu.

 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389