Imunização da Guarda Municipal avança com aplicação da 2ª dose da vacina

Semdes

O processo de imunização do efetivo da Guarda Municipal do Natal (GMN) contra o novo coronavírus concluiu mais uma fase nesta sexta-feira (30) com a aplicação da segunda dose da vacina em cerca de 10% dos integrantes da corporação. Até o momento, 20% dos guardas da capital receberam o imunizante. A meta da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e do Comando da GMN é imunizar todo o efetivo de 420 guardas.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, explicou que a corporação segue o procedimento de vacinação direcionada aos integrantes das forças de segurança pública e salvamento composta ainda pelas forças armadas, polícias militar e civil, corpo de bombeiros, guardas municipais, entre outros.

“A cada lote de vacinas que chega ao Rio Grande do Norte é direcionado uma parte para as forças de segurança e divididas as doses de maneira proporcional aos efetivos. Esperamos logo ter todos os guardas vacinados”, explicou o comandante.

Em números absolutos, 80 guardas municipais foram vacinados pelo menos com uma dose do imunizante. O processo segue agora focado na segunda dose de acordo com a data de aplicação da primeira. Os critérios utilizados pelo Comando da GMN na vacinação dos guardas seguem rigorosamente o que preconiza as regras nacionais referentes a grupos prioritários. Nesse caso, a sequência de agentes que estão na prioridade para serem imunizados são aqueles que estão em escala de serviço operacional de enfrentamento à Covid-19, na faixa etária dos mais idosos e os guardas com comorbidades.

A GMN vem atuando na linha de frente nas ações de prevenção e combate à Covid-19 em Natal e é responsável, entre outras ações, pela segurança e organização de todos os pontos de aplicação de vacina do município, atua na fiscalização do cumprimento dos decretos municipais e se mantém efetivamente presente, desde março de 2020, quando foi iniciada a guerra contra o coronavírus.