Semdes debate retomada das atividades presenciais do projeto Agente Mirim Ambiental

Crédito da imagem: Divulgação SEMDES

A Coordenação do Projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) apresentou na manhã dessa quarta-feira (27), o planejamento pedagógico para o ano de 2021. A reunião aconteceu no gabinete da Secretaria Municipal de Segurança Pública E Defesa Social (Semdes) onde a titular da pasta, Sheila Freitas, debateu a pauta referente ao plano de retorno das atividades presenciais, que serão avaliadas pela equipe técnica da Semdes e do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN).

No encontro, foram apresentadas as atividades do Amana ocorridas durante o ano de 2020, que mesmo diante da interrupção das atividades pedagógicas devido a pandemia do coronavírus, os agentes mirins e familiares foram assistidos com doações de cestas alimentares articuladas pela Prefeitura, Semdes e Coordenação do Amana.

A secretária Sheila Freitas, falou da importância da retomada das instruções de cidadania, meio ambiente e toda a formação dos agentes mirins dentro de uma ótica de segurança preventiva, onde a criança é formada desde cedo para agir como um verdadeiro cidadão. A secretária comentou que para a volta das atividades deverá ser aprovado todo um protocolo de segurança sanitária para garantir a saúde dos agentes e instrutores. “O plano de retomada será avaliado dentro dos critérios técnicos. O Amana é um projeto que age na prevenção da violência e da criminalidade, onde a formação cidadã concede valores e princípios para as crianças “, comentou.

Outra pauta debatida foi a transformação do projeto Amana num programa. “Já são sete anos do projeto Amana, e quando for transformado em programa teremos um legado superimportante, pois amplia e fortalece nossa ação social que passa a compor vários projetos. A medida vem oficializar o que já estamos fazendo na prática”, explicou o coordenador do Amana, Marconi Lucas.

A reunião contou ainda com a presença do chefe de gabinete da Semdes, Ney Fagner Carvalho, a assessora de gabinete, Kassandra Gouveia, o coordenador de meio ambiente do Amana, Elias Cordeiro, coordenador de logística, finanças e material do Amana, Carlos Eugênio e a Coordenadora Pedagógica do Aamana, Iara Inácio.

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal em novembro de 2013. É coordenado e operado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio da Guarda Municipal do Natal (GMN).