Prefeitura do Natal avança na consolidação do Processo Administrativo Eletrônico

Crédito da imagem: Divulgação SEMPLA

Dentro do processo de modernização do sistema administrativo que a Prefeitura do Natal vem desenvolvendo, a Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA) fez a aquisição de 59 equipamentos, do tipo scanner de alta velocidade, para apoiar as demais secretarias no trabalho de digitalização dos processos físicos, visando a consolidação do Processo Administrativo Eletrônico – PAE.

“O PAE está efetivado na gestão municipal desde junho de 2020, após publicação de decreto do prefeito Álvaro Dias instituindo a sua adoção no âmbito dos órgãos e entidades que compõem a Administração Pública Municipal de Natal”, ressaltou Joanna Guerra, secretária de Planejamento. Segundo ela, hoje “mais de 80% desses órgãos municipais operam seus processos administrativos em formato digital”.

Joanna afirmou que os novos scanners darão seguimento à segunda fase do processo de implantação do PAE, que é a digitalização de todo acervo de processos físicos anteriores a 2020. “Sabemos que temos um grande volume de trabalho, que necessita do esforço e dedicação de muita gente, mas acreditamos na possibilidade de chegarmos ao final deste ano com todos os processos digitalizados”, disse a secretária.

Além de um importante instrumento de gestão, na medida que melhora e torna mais eficiente a tramitação processual, o PAE também possibilita mais transparência e acessibilidade, pois os processos podem ser consultados de qualquer lugar, desde que a pessoa possa se conectar ao sistema.

Joanna Guerra salientou, ainda, que “o PAE, ferramenta desenvolvida internamente pela Secretaria Municipal de Tributação, e que tem contribuído fundamentalmente para o êxito desse processo, é mais uma das várias iniciativas que a prefeitura vem adotando para modernizar a gestão pública municipal, buscando amparo nas inovações tecnológicas como, por exemplo, o aplicativo NATAL DIGITAL, que disponibiliza diversos serviços ao cidadão de maneira rápida e desburocratizada”.