Álvaro Dias recebe prefeitos da Grande Natal pra discutir ações por causa das chuvas

Crédito da imagem: Marco Polo

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, recebeu na tarde desta sexta-feira (13/03), os prefeitos Rosano Taveira (Parnamirim), Fernando Cunha (Macaíba), Joaz Oliveira (Extremoz) e Paulinho (São Gonçalo), cidades que compreendem a Grande Natal, para tratar das fortes chuvas que castigam esses municípios. Durante o encontro, foram traçados planos de prevenção e combate aos estragos causados pelas chuvas.

Segundo a Defesa Civil de Natal, choveu cerca de 180 mm desde a última quarta-feira, causando transbordo de lagoas, pontos de alagamentos e desabrigando famílias na zona Norte da cidade. O Gabinete de Crise criado pela prefeitura do Natal já decretou estado de emergência.

Álvaro Dias falou sobre a importância da união entre os gestores.“Reunimos hoje todos os prefeitos da região metropolitana para discutir estratégias de prevenção e de combate aos danos e estragos causados por essas chuvas recentes que caem na região. Decidimos nos unir e preparar um projeto para ser apresentado ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, na próxima quinta-feira, em Brasília, buscando recursos para investir na prevenção e também para reparar danos e estragos causados pelas chuvas”.

A prefeitura do Natal está adquirindo seis novas bombas de drenagem, sendo quatro fixas para as lagoas e duas que irão operar de forma móvel, sendo deslocadas para as áreas alagadas. Além disso, a prefeitura está reestruturando a Defesa Civil com a aquisição de novos equipamentos, reforma administrativa e a criação de novos setores, como o da Previsão, que será capaz de prever chuvas.

Rosano Taveira, prefeito de Parnamirim, parabenizou Álvaro Dias pela iniciativa. “Eu quero parabenizar o prefeito Álvaro Dias por esse encontro com os prefeitos da região metropolitana, que é muito importante. Nós temos problemas comuns que trazem sérios problemas. Essa reunião foi muito importante, porque aqui traçamos metas para reivindicar melhorias para as cidades da Grande Natal afetadas pelas chuvas”.

É importante que a sociedade utilize o aplicativo Natal Digital, disponível em todas as plataformas de forma grátis. Nele, é capaz de registrar em tempo real, ocorrências diversas como problemas no trânsito, alagamentos ou danos causados pela chuva. Se preferir utilize o número 190.