Pesquisa da cesta básica aponta queda nos preços

De acordo com a pesquisa de preços da cesta básica realizada em Natal pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Natal) esta semana, nos supermercados e hipermercados da cidade, houve uma variação negativa de 0,60% na primeira semana de maio, em relação à última semana de abril. Nas quatro semanas anteriores a variação acumulada chega a 0,12%. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que era de R$ 344,00 na semana passada, caiu para R$ 341,93.

A pesquisa do Procon Municipal é feita junto a seis supermercados e seis hipermercados da capital, incluindo 40 itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais 24 subiram esta semana e 16 sofreram redução. O índice negativo da semana foi provocado pela redução de 8,05% observada nos hortifrutigranjeiros, ao contrário dos produtos industrializados e semi-elaborados e os produtos de higiene e limpeza que registraram variações positivas (+0,14% e +2,48%, respectivamente).

As maiores reduções de preço da semana foram observadas no tomate (-25,8%), chuchu (-18,0%), feijão carioquinha tipo 1 (-12,0%), jerimum leite (-11,5%), ovos brancos grandes (-7,8%) e fubá pré-cozido (-6,85%). Por outro lado, dentre os produtos que registraram aumento, destaque para a batata comum, que voltou a subir (+12,6%) – depois de duas semanas em que permaneceu estável – cebola pera (+10,0%), detergente líquido (+8,6%), macarrão com sêmola (+4,5%), carne bovina de 2ª (+3,5%) e frango congelado (+3,4%).

Alguns supermercados fazem promoções em produtos da cesta básica. Nesta semana, dos 40 itens pesquisados, a pesquisa do PROCON NATAL constatou uma média de doze (12) em “promoção” por estabelecimento. Maiores detalhes no site do Procon/Natal: www.natal.rn.gov.br/procon