Fórum discute importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Crédito da imagem: Divulgação SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta sexta-feira (25), o I Fórum Municipal do Diagnóstico do Câncer Infantojuvenil. O evento, que aconteceu no auditório da UNP da Salgado Filho, destacou a importância do diagnóstico precoce e deu o pontapé inicial do 'Setembro Dourado'.

A secretária Adjunta de Atenção Integral à Saúde, Saudade Azevedo, destacou a importância da parceria realizada entre a SMS e outras entidades. “Todos os anos milhares de crianças são diagnosticadas com câncer e em Natal esse número também é alto. A SMS tem trabalhado junto com entidades parceiras para trabalhar nesse processo de sensibilização e de divulgação dos cuidados sobre o tema”.

Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Casa Durval Paiva, Hospital Infantil Varela Santiago, Liga Contra o Câncer e Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente são parceiros da SMS nas ações. No próximo mês, inclusive, toda uma programação foi preparada para intensificar as ações voltadas para o câncer infantojuvenil.

“Nossa ideia é massificar a informação. Fazer com que o tema chegue nas pessoas que mais precisam e mostrar a importância desse diagnóstico precoce”, explicou Saudade.

O presidente da Casa de Apoio à criança com câncer Durval Paiva e da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à criança e ao adolescente com câncer (CONIACC), Rilder Campos, ressaltou que Natal foi a primeira capital a abraçar a causa do Setembro Dourado.

Confira as ações da SMS durante o Setembro Dourado

04/09 - UBS Pitimbu, às 9h – Distribuição de panfletos e laços dourados. (Ação com funcionários e voluntários da Casa Durval Paiva e do GACC)

05/09 - Peça falando da campanha, na Escola Municipal Maria Cristina – (zona Oeste) sensibilizando os professores, alunos e pais – Distribuição de panfletos e laços dourados juntamente com ação do PSE – Programa de Saúde na Escola. (Ação com funcionários e voluntários da Casa Durval Paiva)

11/09 - UBS Pajuçara, às 9h - Distribuição de panfletos e laços dourados.
(Ação com funcionários e voluntários da Casa Durval Paiva e do GACC)

19/09 - Peça falando da campanha na Escola Municipal Amadeu Araújo – (Zona Norte) sensibilizando os professores, alunos e pais – Distribuição de panfletos e laços dourados juntamente com ação do PSE – Programa de Saúde na Escola. (Ação com funcionários e voluntários da Casa Durval Paiva e GACC)

21/09 - UB Alecrim/CEI Alecrim, às 9h - Distribuição de panfletos e laços dourados.
(Ação com funcionários e voluntários da Casa Durval Paiva e do GACC)

23/09 - Ação Mulheres 365 - Peça e panfletagem. (Ação com funcionários e voluntários da Casa Durval Paiva)
26/09 - Unidade Quintas, às 9h - Distribuição de panfletos e laços dourados. (Ação com funcionários e voluntários da Casa Durval Paiva e do GACC).