Prefeito Carlos Eduardo recebe representantes do Audiovisual de Natal

Crédito da imagem: João Maria Alves

Representantes do setor de Audiovisual de Natal estiveram reunidos com o prefeito Carlos Eduardo na tarde desta quinta-feira, 27, para apresentar proposta para o desenvolvimento do mercado na cidade. O prefeito reconheceu a importância do setor e deve estudar junto à equipe econômica da administração um possível aumento de investimento para a área.

O edital do Cine Natal, no seu terceiro ano, ofereceu para a área R$ 50 mil, um valor bem superior ao seu primeiro ano, que foi de R$ 15 mil. Para este ano os representantes do setor, reivindicam um ajuste na disponibilização desses recursos para que tenham um maior retorno no acesso ao Fundo Setorial Audiovisual, um fundo Federal, com o intuito de aumentar a produção local, que hoje tem em torno 12 produtoras que trabalham de forma independente e buscam acessar esses recursos.

Outra reivindicação junto à Prefeitura é de que se articule com os canais locais de televisão para que coloquem em suas programações as produções locais, além de manter o Festival Municipal de Cinema para a exposição dos trabalhos, que cada vez mais ganham outros mercados concorrendo e ganhando prêmios, formando um público para este conteúdo.

O prefeito Carlos Eduardo afirmou que este ano o Festival de Cinema estará na programação do Natal em Natal, juntamente com o Festival Literário de Natal e Festival Gastronômico. O diferencial deste ano é que além das exibições o evento produzido pela Prefeitura terá também um caráter de formação.

“As expectativas são boas porque o prefeito já sinalizou que este ano teremos o Cine Natal Festival, que infelizmente em outras edições do Natal em Natal a gente não teve essa oportunidade, o que é uma janela importantíssima dos nossos produtos, inclusive de produtos que já foram financiados pela própria prefeitura”, afirmou Dênia Cruz, presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Rio Grande do Norte.