Começa a temporada de concertos didáticos nas escolas e Cmeis

Crédito da imagem: Manoel Barbosa

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Setor de Cultura, Eventos e Desporto, dá início à temporada de concertos didáticos nas escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmeis). As primeiras apresentações do Coral Municipal ‘Sons da Terra’ aconteceram na Escola Municipal Arnaldo Monteiro (Pirangi) e no Cmei Vilma Dutra (Mirassol).

O Coral Municipal ‘Sons da Terra’ é formado por educadoras da Secretaria Municipal de Educação, e tem levado às unidades de ensino da rede municipal, concertos didáticos mensais e por meio destes, apresentado aos educandos e a comunidade escolar o universo do canto coral. Nas apresentações o coral prestou homenagem a Heitor Villa Lobos, grande maestro, educador musical e um dos maiores compositor brasileiro.

O concerto didático reúne canções folclóricas, eternizadas por Villa-Lobos do registro do primeiro volume do Guia Prático, uma coletânea de grande importância para a educação musical e para a memória cultural brasileira. Por meio deste trabalho, VillaLobos solidificou um legado essencial da herança musical que hoje vem sendo, aos poucos, esquecida, pela ausência sistemática nas salas de aula e no âmbito familiar.

Os alunos da Escola Municipal Arnaldo Monteiro, Guilherme Luiz, do 7º ano e Gustavo Henrique, do 3º ano, estavam encantados e felizes com a apresentação do coral. “Gostei bastante de tudo. Achei bem legal e divertido”, disse Guilherme.

De acordo com a regente do Coral Municipal, Rosângela Albuquerque, o tema desde ano é ‘O Canto da Villa’. “Nosso objetivo é levar o canto coral as escolas, e o foco é trabalhar com alunos dos 1° aos 5° anos do Ensino Fundamental”, disse a regente.

A diretora do Cmei Vilma Dutra e também coralista, Rosaneide Trigueiro, afirma que “é muito importante ter essa valorização cultural junto aos alunos. As apresentações que proporcionamos sobre o compositor Villa-Lobos trabalham o universo infantil de forma divertida e lúdica para as crianças. Assim ampliando os conhecimentos e valorizando ainda mais essa cultura”.

As músicas apresentadas, dentre elas, ‘Trenzinho Caipira’, ‘O Anel’, ‘O Cravo e a Rosa’, ‘Nesta Rua’, ‘Bela Pastora’, ‘O Limão’, ‘Có-Có-Có’, ‘Tango Romango’, ‘Na Mão Direita’, ‘Fui no Itororó’, ‘Escravos de Jó’ e ‘Rosa Amarela’. O coral é composto por oito sopranos, quatro mezzo-sopranos, cinco contraltos e uma regente.