Técnicos do Cras participam de capacitação em BPC

Operacionalizar o módulo de acompanhamento dos beneficiários e suas famílias no sistema Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC) na Escola. Esse foi o objetivo da capacitação realizada durante a manhã desta terça-feira, dia 17, no auditório da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) para as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

O módulo de acompanhamento dos beneficiários e suas famílias é uma ferramenta do Sistema BPC na Escola que possibilita o registro do atendimento socioassistencial dos beneficiários do programa pelos técnicos dos Cras. Entre outras funções, o módulo permite que os técnicos identifiquem as barreiras encontradas pelos beneficiários de zero a 18 anos para chegar até a escola.

A secretária adjunta da Semtas, Maria José de Medeiros, pontuou que para o BPC na Escola funcionar de forma satisfatória é necessário a intersetorialidade. “Existe um grupo gestor municipal formado por representantes da assistência social; saúde; educação e direitos humanos”, explicou a secretária adjunta. Ela lembrou que no ano passado, a cidade do Natal recebeu visita de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para fazer uma análise do programa no município.

Para a coordenadora geral dos Cras, Maria Isabel Diniz, a capacitação é de extrema importância para os técnicos. “Dessa forma, todos terão capacidade de realizar ações pertinentes ao público do BPC”, destacou.

“Esse é um momento especial. Passaremos todos os conhecimentos sobre a operacionalização do sistema BPC na Escola, com enfoque para o acompanhamento de crianças e adolescentes com deficiência de zero a 18 anos”, declarou a técnica de referência do Setor de Benefícios da Semtas, Gilderlândia Fernandes.

Além da equipe dos Cras e Setor de Benefícios da Semtas, participaram da capacitação: a técnica de referência do Programa BPC na Escola e representante da Assistência Social do Estado, Catarina Medeiros Dantas e o representante do grupo gestor da Secretaria Estadual de Educação, Jairam Medeiros.