Solenidade de posse dos membros do Fórum Municipal de Educação será nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizará na terça-feira (17), a Solenidade de instalação e posse dos membros do Fórum Municipal de Educação, às 08h30, no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), localizado na Avenida Coronel Estevam, 3705, bairro de Nossa Senhora de Nazaré. O Fórum é constituído por segmentos da sociedade civil e governo, e será o canal de comunicação entre a população e o poder público, contribuindo para a elaboração participativa do Plano Municipal de Educação (PME).

O Fórum Municipal de Educação tem por objetivos, dentre eles, estudar as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação, para contribuir no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Natal (PME 2014-2024); definir Câmaras Temáticas representativas dos segmentos educacionais que participarão das discussões do Fórum Municipal de Educação, em diálogo constante com o Conselho Municipal de Educação, como instância consultiva de articulação, organização e acompanhamento da política municipal de educação; integrar todos os níveis, etapas e modalidades da educação numa abordagem sistêmica, com vistas a edificar o Plano Municipal de Educação; planejar ações articuladas com a União, o Estado e o município para a implementação do PME; encaminhar à comissão organizadora do PME as propostas discutidas nas Câmaras Temáticas; e acompanhar e avaliar a implementação do Plano.

A programação vai começar às 8h30, com o Hino Nacional, e logo após com a apresentação do histórico da constituição do Fórum, que foi criado em maio de 2013 na Conferência Municipal de Educação e oficializado pelo decreto de Nº 10.616/2015 e composto por 33 representantes da sociedade civil e do poder público.

Já às 9 horas acontecerá a Instalação do Fórum e a apresentação da comissão técnica do PME. A solenidade será coordenada pela secretária municipal de Educação, a professora Justina Iva de Araújo. Na ocasião vai haver a assinatura simbólica do ato de posse e apresentação da comissão técnica responsável pelo processo de adequação do Plano Municipal de Educação ao novo Plano Nacional de Educação.

Em seguida, a palestra com o tema: “A conjuntura econômica atual e o Plano de Educação”, que será ministrada por Aldemir Freire, economista formado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Aldemir foi coordenador estadual de Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). E hoje é o atual chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele ingressou no IBGE em 2002, na carreira de tecnologista em informações geográficas e estatísticas, como analista socioeconômico.

A programação seguirá com um debate, coordenado por Sírlia Fernandes de Lira, assessora de Planejamento e Avaliação da Secretaria Municipal de Educação. Às 11 horas, terá um diálogo com a comissão técnica e Fórum Municipal de Educação. O evento encerrará às 12 horas.