Semana do Meio Ambiente marca a reabertura do Parque da Cidade

Crédito da imagem: Alex Régis

O aniversariante do dia é o prefeito Carlos Eduardo, mas quem ganhou o presente foi à cidade com a reabertura do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte na manhã desta quinta-feira (05), data que coincide com o início da Semana do Meio Ambiente em Natal que este ano tem como tema “Sua atitude faz a diferença”. O evento foi aberto no próprio parque sendo agraciado com uma extensa programação elaborada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Como acontece em todos os anos na capital potiguar, a comemoração da Semana do Meio Ambiente tem como objetivo despertar a consciência ambiental dos natalenses com diversas ações de educação, cultura e entretenimento. A programação de 2014 contou com o diferencial de existir atividades simultâneas no Parque da Cidade e no Bosque das Mangueiras devendo estender-se até o próximo domingo, dia 08.

A abertura contou com apresentações especiais da Orquestra Sinfônica de Natal, Ballet Municipal e Coral Som das Águas da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Em seguida, foram realizadas mesas redondas sobre Eco museologia e Poesia das Águas, lançamento do livro “Prata, São Francisco, Amazonas-União das águas: imaginário das grandes bacias fluviais brasileiras”, de Bené Fonteles em parceria com Marcelo Delduque, recentemente lançado pela Câmara Federal, em Brasília.

“O Parque da Cidade está sendo reaberto com seu memorial que conta a história da cidade desde a pré-história até a história contemporânea que é a Natal de hoje. É um parque de cultura, educação e lazer para natalenses, turistas e visitantes de todas as partes do mundo”, disse o prefeito Carlos Eduardo. Segundo ele, a obra do maior arquiteto do século XX, Oscar Niemeyer, foi um sonho que passou por muitos percalços até se tornar uma realidade.

Na oportunidade, o prefeito agradeceu aos técnicos do arquiteto Oscar Niemeyer, a equipe da Semurb (tanto a secretária anterior Ana Miriam como ao secretário atual, Marcelo Toscano), evocando, em seguida, o nome do patrono do parque, arcebispo Dom Nivaldo Monte. “Foi um homem voltado para as questões ambientais e foi por isso que nós, quando concluímos esta obra, resolvemos homenageá-lo com o nome do parque”.

Visivelmente emocionado, Carlos Eduardo, ressaltou, ainda, que precisava revelar que a sua administração entregou o patrimônio ao povo de Natal para ser usado, mas que ele foi “criminalmente fechado pela nossa antecessora sendo depois dilapidado e destruído pela ação do tempo”. Após um período de cinco anos, disse: “Temos hoje a graça de Deus, no dia do meu aniversário, esse presente que é ter a condição de como homem público devolvê-lo para a população com algumas intervenções. Eis aqui, um parque voltado para o povo de Natal”.

Monumento de 45 metros de altura que abriga o Memorial Natal, o Parque da Cidade foi inaugurado em 2008, pelo prefeito Carlos Eduardo e fechado logo em seguida durante a administração passada. Cinco anos e alguns meses depois o equipamento é reaberto pela Prefeitura do Natal voltando a oferecer a população o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) que é responsável por propor ações de conscientização ambiental junto à comunidade, a biblioteca e as atividades realizadas junto às escolas e universidades.

O Parque possui uma área de 132,36 hectares e está situado na Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA-1), entre os bairros de Candelária e Cidade Nova. A recuperação do Parque foi iniciada em agosto do ano passado e custou R$ 3,6 milhões. Foram reestruturadas as partes elétrica e hidráulica, passeio público, biblioteca, auditório, e os dois acessos de Candelária e de Cidade Nova, este último com a reativação do teleférico.

Além disso, foi construído um anexo para o Setor de Manejo, responsável pela manutenção da unidade de conservação, compra e instalação de três novos elevadores para a Torre, que abriga um mirante da cidade e o Memorial Natal. E a conclusão de todos os pontos de apoio dos passeios. .

As comemorações de abertura da Semana do Meio Ambiente prosseguem às 17h com mais uma mesa redonda sobre “Aquífero da cidade de Natal”, com a participação do prefeito Carlos Eduardo, da promotora do Meio Ambiente, Gilka da Mata, do diretor de operações da Caern, Isaias Costa Filho, entre outros. Ao final ocorre ainda o lançamento do livro do arquiteto João Maurício Fernandes de Miranda “Natal foto-gráfico do passado ao presente”.

Por sua vez, no Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova, pela manhã, ocorreram diversas oficinas de reciclagem, de brinquedos, de música e pintura, exposição de artes, jogos educativos, trilha ecológica, e show de mamulengo, entre outras atividades.

Além do prefeito Carlos Eduardo esteve presente à solenidade, a vice-prefeita Wilma de Faria, o promotor de Defesa do Meio Ambiente, João Batista, o gerente do memorial, Neilton Santos, os vereadores Júlio Protásio, George Câmara, Eleika Bezerra, Felipe Alves, Ari Gomes, Rafael Mota, secretários municipais, assessores e o povo em geral.