Dia Nacional da Luta Antimanicomial é lembrado com programação especial em Natal

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial será lembrado nesta semana, de 12 a 16 de maio, nas unidades de Saúde Mental da rede municipal de Saúde, com o evento “Vem pra Praça”. Além de atividades nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), policlínicas e residências terapêuticas, haverá uma programação especial, nesta sexta-feira (16), das 15 às 18h, na Praça Cívica, em Petrópolis.

Apresentações de teatro, música e dança protagonizadas pelos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial – Caps, exposição de fotos e distribuição de panfletos sobre os serviços em saúde mental oferecidos pela rede municipal, serão algumas das atividades promovidas na praça.

Entre as atrações estão os cantores Isaque Galvão e Sueldo Soares, a Tenda do Conto, o Teatro do Oprimido e o grupo musical Pau e Lata. Também estará exposto o “Cordão da Luta Antimanicomial”, com um histórico sobre como a saúde mental vem sido tratada ao longo dos anos, desenvolvido pelos estudantes de psicologia da UFRN.

Usuários do Caps e alunos da UnP também participarão com a “TV Doida é Tu”, conduzida por eles. O Movimento Nacional de População de Rua, representação em Natal, estará presente com poesias e música.

Entidades como o Conselho Regional de Psicologia (CRP-RN) e UFRN também integram o evento, cujo objetivo é promover a conscientização sobre a necessidade do fim dos manicômios, em uma perspectiva política e ideológica, frisando o sofrimento dos que são mantidos nos hospitais psiquiátricos.

As ações também pretendem mostrar a importância da inclusão social dos pacientes com transtornos mentais. “Rompendo com os muros e os preconceitos, é uma oportunidade de mudar o estigma da periculosidade dos pacientes com transtorno mental, mostrando seus direitos e resgatando sua cidadania”, observa a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Silvana Barros.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da área organizarem o primeiro manifesto público em favor da extinção dos manicômios, durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

Segunda-feira (12/05)
-9h - Intervenção artística na praça de alimentação da UnP na Roberto Freire.

- presença da Tevê 'Doido é tu', reativando o seu trabalho.

Terça-feira (13/05)

-16h - Corredor da loucura, no setor de aulas II da UFRN, com intervenções artísticas, poéticas. Reflexões sobre o tema da luta antimanicomial. Apresentação breve do 'vídeo' “Holocausto Brasileiro”.

Quarta-feira (14/05)

-11h30 - Intervenção no Restaurante Universitário (RU) da UFRN.

Quinta-feira (15/05)

-Mesa-redonda organizada pelo pessoal da UnP (Tema: “A loucura na cidade”).

Sexta-feira (16/05)

-9h30min – Cine-debate com a apresentação do documentário "Estamira", no NESC-UFRN.

-15h – Evento “Vem pra praça!” (Tenda do Conto (Unidade da Saúde da família Panatis – SMS), Teatro do Oprimido (UnP), Pau e Lata, TV Doida é Tu, Poesia, Música com Isaque Galvão, Sueldo Soares, Exposição de fotos, Cordão da Luta Antimanicomial (UFRN), Pastoril (usuários do ambulatório da Ribeira), distribuição de panfletos informativos sobre os serviços de saúde mental da SMS, venda de lanches, organizada pelos usuários do Caps III Leste nas oficinas de culinária, venda de camisetas, organizada pelos amigos do Caps Infantil)