Prefeitura disponibiliza telefone para denúncias de maus-tratos contra idoso

Com o intuito de reverter um quadro crescente de maus-tratos contra idosos, a Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), dispõe de um serviço específico na capital potiguar para receber denúncias, o SOS Idoso. As denúncias de maus-tratos podem ser feitos pelos telefones 0800 084 1021 ou 3232-9301. Um simples telefonema pode retirar o idoso de uma situação de violabilidade dos seus direitos.

De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente o Brasil tem uma média de 18 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade, ou seja, idosos que já representam 12% da população brasileira. E a tendência é que este número aumente. Entretanto, outro dado não animador que também tem crescido com o passar dos anos é a quantidade de idosos que foram vítimas de maus-tratos.

Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) de janeiro a junho deste ano, o Disque 100 recebeu 22.754 denúncias de violência praticada contra a pessoa idosa em todo o país. O Rio Grande do Norte foi um dos três Estados que apresentou os maiores índices de denúncias, com a proporção de 25 queixas para cada 100 mil habitantes.

Para isso, é preciso ficar atento, pois a maioria dos “violadores” são pessoas que tem algum parentesco com o idoso, como netos ou até mesmo filhos. As denúncias são variadas, porém, as mais frequentes são as de abandono, negligência, agressão psicológica e abuso financeiro.

Quem perceber algum desses episódios, pode fazer a denúncia por telefone pelos números 0800 084 1021 ou 3232-9301, ou de forma presencial na Semtas (Avenida Bernardo Vieira,2180 - Dix-sept Rosado), no setor do SOS Idoso, de segunda a sexta feira, das 8h às 15h.

Com a acusação registrada, a Semtas destaca uma equipe constituída por um psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional até o local informado para averiguar a veracidade da queixa.

“Se ela proceder, primeiramente é feita uma orientação e o idoso passa a ser monitorado. Se a violação persistir, a equipe da Semtas faz o encaminhamento da denúncia para os órgãos de defesa da pessoa idosa (Delegacia do Idoso, Centro de Referência Especializado em Assistência Social/CREAS, Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher/CRAS, Serviço de Saúde, Defensoria Pública e Práticas Jurídicas) até que o problema seja solucionado”, explica Maiara Pinheiro, coordenadora do SOS Idoso da Semtas.

Ela reforça que, “as pessoas não devem ter medo de ligar, pois, todas as denúncias são sigilosas e anônimas. Se não denunciar estará sendo conivente com a violência. Mas se ligar vai ajudar esse idoso a continuar com a vida de forma feliz e saudável”.