Projeto “Educar para o Turismo” começa com alunos da escola Quarto Centenário

A primeira turma com 50 alunos da escola municipal Quarto Centenário iníciou nesta quinta-feira (31), o projeto “Educar para o Turismo”, lançado pela Prefeitura do Natal. Coordenado pelas secretarias municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) Educação (SME), o projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimento de maneira pedagógica dos pontos turísticos, com visitas as atrações que a cidade oferece, conhecendo os monumentos históricos, praias urbanas, corredor cultural da Ribeira, estádio Arena das Dunas e principais bairros da capital.

O lançamento do projeto foi feito pelo secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril e a diretora da escola Quarto Centenário, Uiara Olimpio Mesquita, às 8h, em frente ao colégio no bairro de Petrópolis. Fernando Bezerril ao abrir as atividades do “Educar para o Turismo”, destacou para os alunos que este projeto segue orientação do prefeito Carlos Eduardo. “Os alunos da rede municipal começam a conhecer a cidade onde vivem, seus monumentos e a sua cultura.”

Uiara Olimpio Mesquita classificou o projeto como uma excelente ideia. “É um aprendizado que já se fazia necessário e os estudantes irão aprender a história de Natal, visitando e conhecendo suas atrações turísticas. Para a diretora existe até a possibilidade de se incluir o turismo como matéria na grade curricular dos colégios da rede municipal.

O passeio realizado de ônibus foi acompanhado por um guia turístico, professores e técnico da secretaria de Turismo. No roteiro o corredor cultural, praça André de Albuquerque, Memorial Câmara Cascudo, estádio Arena das Dunas, praias de Ponta Negra, Forte dos Reis Magos com passagem pelos bairros do Alecrim, Tirol e Petrópolis, retornando para o colégio ao meio-dia.

O “Educar para o turismo” atenderá uma turma de 50 alunos por mês, na faixa etária de 14 a 18 anos e pretende capacitar mil alunos com informações turísticas até junho de 2014. A segunda etapa do projeto acontecerá dentro das escolas, onde os alunos terão acesso a uma cartilha com o roteiro e informações turísticas dos pontos visitados e poderão discutir com os professores em sala de aula o que foi aprendido.