Programa Guarda na Praia é lançado em Ponta Negra

A Guarda Municipal e a Ambiental de Natal promoveram na manhã deste domingo (18), em Ponta Negra, o lançamento do programa Guarda na Praia. Segundo o comandante da Guarda Municipal, João Gilderlan Alves de Sousa, as duas corporações farão trabalhos em conjunto todos os domingos num dos principais cartões postais de Natal.

O programa é uma ação da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Muncipal de Defesa Social e Direitos do Cidadão (Semdes), órgão criado este ano pelo executivo. “Nossa idéia é que a Guarda Municipal contribua com ações preventivas para segurança da população da capital potiguar”, disse Sérgio Leocádio, titular da Semdes.

“Estaremos com as equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e da Guarda Ambiental, realizando trabalhos de segurança preventiva e de conscientização junto aos banhistas”, esclareceu João Gilderlan. O programa terá um contingente de 30 homens que farão rondas a pé e em sete viaturas, duas bicicletas e dois quadriciclos. Esse trabalho será realizado na orla de Ponta Negra e nos seus arredores.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, a idéia é combater os casos de consumo de drogas, a prostituição infantil, roubos, furtos e turismo sexual na praia.

De acordo com o comandante da Guarda Ambiental, Geraldo Maia, sua equipe distribuirá panfletos de conscientização. “Mostramos a importância das pessoas não jogarem lixo na praia e os riscos deste ato para o meio ambiente”, explicou.

Outras praias

Segundo João Gilderlan, a idéia é levar o programa para outras praias da cidade, como as do Meio, Forte, Artistas, Via Costeira e Redinha. “Assim como também realizar um trabalho preventivo contra as drogas nas escolas públicas municipais”, informou o comandante da Guarda Municipal de Natal.