1ª Conferência Metropolitana do Meio Ambiente elege delegados para a Estadual

Representantes de Natal e de mais sete municípios discutiram durante toda sexta-feira (12), sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), no bairro de Nossa senhora de Nazaré. A 1ª Conferência Metropolitana do Meio Ambiente precede a Conferencia Estadual prevista para acontecer setembro.

O evento, que teve a coordenação da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), reuniu cerca de 200 pessoas dos municípios de Macaiba, Ceará-Mirim, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ielmo Marinho, Maxaranguape e de Natal.

O grupo de teatro de mamulengos da Semurb abriu o evento com a apresentação da peça ‘A Turma da Reciclagem”, que retratou de forma lúdica o problema do descarte dos resíduos sólidos. Em seguida, foi aberta a Conferência pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Marcelo Saldanha Toscano, que representou o prefeito da cidade.
Toscano em sua fala enfatizou a importância do gerenciamento dos resíduos e as dificuldades enfrentadas pelos municípios para implementar a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. “Este é o momento de interação para se construir uma agenda propositiva, onde todos poderão expor suas preocupações, identificar as soluções” afirma o secretário.

Todos destacaram a importância da educação ambiental nos municípios nesse processo. O superintendente do IBAMA, Avalmar Queiroz demonstrou sua preocupação sobre as práticas educativas utilizadas atualmente, porque não orientam sobre o problema do consumo exacerbado. Para ele este trabalho deveria anteceder esta etapa “para não haver o uso demasiado dos recursos naturais”, concluiu.

No painel Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Urbana, apresentado pelo diretor de Planejamento e Gestão Ambiental da Urbana, Josivam Cardoso, mostrou o plano de gestão integrada adotada pela Prefeitura de Natal. Ressaltou a importância da participação de todos para a construção de um meio ambiente com menos impactos devido ao lixo.

“O plano de gestão integrada vem para trilhar esses caminhos, fortalecer e melhorar o trabalho, para isso cada um de nós tem que fazer a sua parte”, reforça ele.

No âmbito estadual, o engenheiro civil, Sérgio Pinheiro, assessor técnico da secretaria Estadual de Recursos Hídricos (SEMARH), demonstrou como está sendo discutida esta questão a nível estadual. Comentou sobre os aterros, lixões, as coletas seletivas e as ações de educação ambiental desenvolvidas no Estado e, por fim apresentou as dificuldades encontradas para executar com plenitude o plano.

Após o painel foi aberto o debate para que todos opinassem, tirassem suas dúvidas e sobre o assunto abordado. Finalizando esta etapa, a coordendora da Comissão Organizadora Estadual, Meyre Sorage, fez a leitura do regimento e apresentação da programação e metodologia da conferência.

No período da tarde foram formados os grupos para discussão das ações prioritárias para os seguintes eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental.

Cada grupo apresentou 20 ações prioritárias, num total de 80, dentre elas os conferencistas elegeram 20 para serem levadas a Conferencia Estadual. O destaque foi para o eixo Redução dos Impactos Ambientais – que pede a ampliação da fiscalização do Ibama em relação ao lixo marinho, com a criação de mecanismo legais de coleta de resíduos para mitigar os impactos ambientais em rios manguezais.

Ao final foram eleitos 67 delegados, assim distribuídos: 9 delegados para setor empresarial, 24 para o setor público e para representar a sociedade civil 34 delegados. Todos irão defender as propostas eleitas na Conferência Estadual que vai acontecer nos dias 3 e 4 de setembro, em Natal.