Trabalhadores da praia conhecem projeto de reestruturação da Orla de Natal

“Natal passa por um processo de resgate e recuperar a orla marítima da cidade é um dos principais pontos para melhorarmos a auto estima do cidadão natalense”. Com essas palavras o prefeito Carlos Eduardo abriu a reunião que apresentou o projeto de reestruturação da orla da capital potiguar aos donos de quiosques, vendedores ambulantes e concessionários de espaços públicos das praias do Forte, do Meio, dos Artistas, Areia Preta e Ponta Negra. O encontro aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (27) no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. Os donos de hotéis, pousadas, restaurantes e bares dessas áreas conheceram o projeto em reunião semelhante realizada na manhã desta segunda.

Com essa iniciativa de apresentar aos donos de hotéis, pousadas, bares, restaurantes,  quiosques e vendedores ambulantes  o projeto que foi desenvolvido pela secretaria municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi), o chefe do executivo municipal pretende dar ao processo de reestruturação da orla a maior transparência possível. Para Carlos Eduardo, com a Prefeitura do Natal agindo desta forma a satisfação de todos será maior. O prefeito destacou que esse projeto vai alavancar significativamente o turismo local, lembrando que essa é a atividade mais relevante para a economia natalense: “A cidade é conhecida internacionalmente por suas belas praias e com a reestruturação plena desses espaços a imagem de Natal será pontecializada”, frisou Carlos Eduardo.

O prefeito revelou que pretende assinar a ordem de serviço para a recuperação da malha asfáltica da orla natalense ainda nesta semana, ou no mais tardar na próxima segunda-feira (03). Já em relação à obra de reestruturação completa da orla, ele divulgou que o processo licitatório deve ter inicio em dez dias e se os trâmites burocráticos seguirem os ritos normais a ordem de serviço deve ser assinada no dia 20 de julho: “Estamos correndo contra o tempo para entregarmos a nova orla até o dia 30 de maio de 2014”, adiantou o chefe do executivo municipal. O projeto contemplará cerca de 7 km de orla e terá como principal diretriz a urbanização, serviços de eliminação de barreiras arquitetônicas, ordenamento do uso do solo, requalificação da orla urbana e consolidação do corredor turístico.

Presente à reunião o secretário municipal de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, esclareceu que os atuais donos de quiosques não perderão os direitos sobre os seus espaços comerciais: "Todos os atuais donos permanecerão com seus quiosques" destacou o titular da Semsur. Raniere Barbosa adiantou ainda que a equipe da secretaria vai promover uma intensa fiscalização para controlar e ordenar o comércio de ambulantes nas praias: "Organizar essas áreas, a fim de que todos possam conviver em harmonia é um compromisso da nossa gestão", finalizou.

No geral, serão feitas as seguintes intervenções: adequações do passeio público com substituição do revestimento do piso; implantação de novos mobiliários urbanos; ciclovias entre as praias do Meio e Forte; adequação e distribuição dos quiosques em áreas mais agradáveis e amplas; implantação de banheiros acessíveis; criação de áreas de depósito para guarda de materiais dos quiosques; rampas e escadarias para acesso a faixa de areia; sinalização adequada; área de estacionamentos; substituição de iluminação pública; iluminação decorativa; paisagismo; áreas de recreação infantil; e academia da Terceira Idade.

Entre os equipamentos públicos, as praias do centro receberão um abrigo de salva-vidas e um de bombeiros; duas paradas de ônibus; 18 quiosques diferenciados, sendo 03 acessíveis; 06 quiosques/bar; 06 baterias de banheiros, sendo 05 unidades com depósitos; 02 jogos de playground; 02 jogos de academia, sendo um para a terceira idade; carramachões; abrigo para artesanato (Praia do Forte); prédio com lojinhas de serviços (Praça do Pâmpano); além de bancos, lixeiras, orelhões e paisagismo. A Praia de Ponta Negra, por sua vez, além dos quiosques (29); das baterias de banheiros (05); abrigo de salva-vidas; abrigo de bombeiros; espaço para artesanato; bancos, lixeiras; orelhões e paisagismo; contará, também, com 02 decks com mirante.