Micarla visita maternidade Leide Morais e o Centro de Zoonoses de Natal

“A Maternidade Pronto Atendimento Leide Morais só entrará em funcionamento se estiver com todas as condições necessárias para bem atender seus pacientes”, determinou a prefeita Micarla de Sousa, que visitou na manhã desta quarta-feira (07/01) a unidade médica, localizada no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal.

A maternidade teve suas instalações físicas inauguradas no dia 23 de dezembro do ano passado, mas apresenta problemas na rede de energia elétrica além da impermeabilização incompleta do piso e falta de profissionais médicos, como neonatologistas, anestesiologistas e obstetras. “Encontramos aqui uma estrutura de primeiro mundo, adequadas para atender a mulher. Mas, infelizmente a unidade tem muitos fatores que inviabilizam suas condições de funcionamento. Resolveremos isso e esperamos que tudo seja solucionado em 30 dias”, explicou Micarla de Sousa.

Além disso, a prefeita solicitou que seja deixada a disposição desta unidade médica uma ambulância do município para o deslocamento das pacientes quando necessário. “Eu sou mãe e entendo a aflição de uma mulher que necessita de qualquer auxílio em sua gestação ou após o parto”, enfatizou Micarla de Sousa.

Participaram ainda da visita o secretário municipal de saúde, Levi Jales, o secretário de Articulação e Integração de Ações Governamentais, João Faustino, a diretora geral da maternidade, Edilsa Pinheiro de Araújo, o presidente do Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira e o presidente da Associação Médica, Álvaro Barros. Durante a vistoria a prefeita percorreu as dependências da maternidade, como as salas de Ultra Som e de parto, o centro cirúrgico e o lactário.

Adequações
“A diretora geral Edilsa Pinheiro me entregará um levantamento da sua necessidade de médicos para maternidade, que pretendemos que seja uma unidade de referência no atendimento à mulher”, disse o secretário de Saúde, Levi Jales.

“A maternidade Leide Morais será de grande importância para zona Norte de Natal porque receberá a demanda reprimida dos partos que não são realizados no Hospital Santa Catarina, que por sua vez não tem condições de atender a todas as mulheres grávidas da região”, disse a diretora geral da unidade Edilsa Pinheiro. A prioridade será a qualidade no atendimento, através das normas do Programa Nacional de Humanização, que preconiza uma atenção humanizada aos pacientes.
A Leide Morais tem a capacidade de realizar cerca de 300 partos por mês e ainda atender 400 mulheres no pronto atendimento. “O que se precisa agora é resolver a questão da falta de profissionais, que não é uma realidade só desta unidade, mas de todos os setores da saúde pública em Natal”, disse o presidente do Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira.

Centro de Zoonoses
A comitiva da prefeita Micarla também visitou o Centro de Controle de Zoonoses de Natal, cujo prédio está localizado vizinho a maternidade Leide Morais e constatou, segundo informações dos próprios funcionários do local, que a estrutura do Centro é inadequada para realizar o trabalho no local.

Durante a visita os profissionais que trabalham no Centro informaram a prefeita sobre a necessidade de transferência do Centro para outra área, longe da maternidade. “Solicitarei um parecer técnico sobre todo o funcionamento e estrutura do Zoonoses para avaliarmos a possibilidade de deslocamento”, informou Micarla de Sousa.
De acordo com a veterinária do Centro de Zoonoeses, Lorena Morais, o local não tem as condições ideais para desenvolver suas funções. “É necessário, por exemplo, uma área adequada para recolher animais de grande porte como cavalos”, disse Lorena.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Comunicação Social – 3232-8858