Fórum de Maternidades forma Comissão de Monitoramento

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, representada pelo secretário adjunto, Ion Andrade, participou na manhã desta segunda-feira (29), de um Fórum Permanente de discussão sobre maternidades promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

A proposta foi debater e colocar em prática sugestões dadas por representantes da Rede Materno Infantil e articular informações para a melhoria do serviço fornecido às mães e bebês atendidos.

O secretário adjunto, Ion Andrade parabenizou a iniciativa como forma de permitir uma ajuda recíproca mais rápida nesse momento de necessidade e reflexão para instituir de forma material essa relação, o que contribui para a construção do SUS.

“Devemos propor de maneira livre formas de interação entre os diversos serviços que possam romper as barreiras institucionais”, destacou Ion.

“Essa reunião é um pontapé inicial para formarmos um Fórum Permanente de Maternidades para a discussão das dificuldades e entraves no atendimento às mulheres e recém nascidos. Precisamos estar desarmados para construir o que de melhor podemos fazer por essas mulheres”, disse Rosário da Guia, representante da Maternidade Escola Januário Cicco.

O secretário adjunto, Ion propôs a formação de uma Comissão de Monitoramento com representação de cada órgão que faça o acompanhamento da oferta de serviço, facilitando a antecipação de insumos e uma melhor organização da Rede.

“Na medida que a gente fala a mesma linguagem a gente fica mais forte na resposta dada ao serviço”, comentou o secretário adjunto.

Dentre as propostas surgidas no Fórum estão o estudo do perfil para potencializar o serviço; a criação de um espaço de estudo para fortalecer e fomentar as boas práticas como forma de alcançar a excelência no atendimento; o monitoramento da Rede de Obstetrícia; a qualificação de pessoal e a definição de protocolos.

Cada representante apresentou os principais problemas enfrentados nas maternidades e indicou um representante para a Comissão de Monitoramento que se reunirá novamente no próximo dia 27 de maio.

O Fórum teve a participação de representantes da Maternidade Escola Januário Cicco, da Maternidade de Pronto Atendimento Professor Leide Morais, da Maternidade das Quintas, Unidade Mista Felipe Camarão, do Hospital Cel. Pedro Germano, do Hospital Santa Catarina, da Rede Cegonha, da Saúde da Criança e de representantes da área técnica Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Estratégia de Saúde da Família - ESF.