Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


TRIBUTAÇÃO

natal.rn.gov.br » Tributação » RPS

  • RPS - Recibo Provisório de Serviços

O RPS é é um documento de posse e responsabilidade do contribuinte, que deverá ser gerado manualmente ou por alguma aplicação local contendo os dados mínimos definidos na legislação vigente, possuindo uma numeração seqüencial crescente e e devendo ser convertido em NFS-e no prazo estipulado pela legislação tributária municipal.


Disponibilizamos abaixo um modelo que, opcionalmente, pode ser utilizado pelo contribuite.

» Modelo de RPS

  • Lote de RPS

O sistema da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica através do novo portal Directa e seguindo o padrão definido pela ABRASF permitirá um processo mais automatizado na geração das NFS-e. Empresas que emitem grande número de notas podem, através dos sistemas próprios, gerar um arquivo com os dados dos serviços prestados num período, fazer a importação no Directa, e aguardar a geração em lote das notas.


Enquanto aguarda a geração das notas, o prestador de serviço deve emitir ao tomador de serviço o Recibo Provisório de Serviços - RPS conforme regras estabelecidas na legislação vigente.


O arquivo a ser importado é chamado de lote de RPS, deve ter formato XML e deve seguir o layout estabelecido no XSD publicado pela SEMUT.


Empresas interessadas em utilizar essa funcionalidade devem entrar em contato com o Departamento de informática da SEMUT através do email semut.setinf@natal.rn.gov.br.


Para fazer a validação de um arquivo de lote de RPS acesse o site http://directa.natal.rn.gov.br/, deixe marcada a opção "Acesso público ao portal" e acesse "Serviços Públicos" - "Nota Natalense" - "Validar Lote de RPS".


» Manual de Integração e Tabela de Erros - Modelo Nacional
» Layout XSD
» Exemplo de Lote de RPS
» Lista de Erros de Natal


AVISO: Alguns arquivos estão em formato PDF. Para visualizá-los é necessário ter instalado um programa leitor de PDF, como o Adobe Acrobat.

Desenvolvido pela SEMUT.