Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

TRIBUTAÇÃO

natal.rn.gov.br » Tributação » Notícias » Semut Natal alerta para golpes envolvendo boletos falsos de ITIV via WhatsApp

• Semut Natal alerta para golpes envolvendo boletos falsos de ITIV via WhatsApp

A Secretaria Municipal de Tributação de Natal (Semut) identificou uma tentativa de golpe contra os contribuintes de Natal e alerta a todos para ficarem atentos. Foi observado que golpistas estão enviando, via WhatsApp, boletos falsos de ITIV (o Imposto de Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis). De acordo com a SEMUT, os golpistas se passam por funcionários de cartórios que entram em contato com o contribuinte. Na sequência, são enviados boletos falsos para pagamento. Esses boletos possuem características semelhantes aos originais, porém apresentam um QRcode PIX fraudulentos, que direcionam o pagamento para a conta dos criminosos.

Segundo o órgão tributário municipal, sobre contatos via whatsapp é importante que o contribuinte desconfie de comunicações inesperadas. Apenas a pessoa interessada deve solicitar boletos para pagamento e para isso deve utilizar os contatos oficiais. A SEMUT não realiza abordagens oferecendo serviços não solicitados.

A SEMUT reforça que o contribuinte deve obter seus boletos de pagamento de fontes confiáveis, de preferencia sem intermediários, acessando o Portal Directa (https://directa.natal.rn.gov.br/), presencialmente na sede da rua Açu, ou através dos canais oficiais da secretaria que são indicados na página oficial da SEMUT (https://natal.rn.gov.br/semut/noticia.php?id=28294).

De acordo com a entidade pública, esse tipo de golpe envolve duas fraudes: A criação de um contato de whatsapp falso, que se passa como um contato de cartório e a criação de um boleto de pagamento falso. Golpes dessa natureza têm crescido nos dias atuais e podem ocorrer com relação a qualquer tipo de pagamento.

Uma dica importante para verificação e identificação de boletos falsos é que, ao efetuar um pagamento através de caixa eletrônico, internet banking ou aplicativo de banco, a pessoa confira, no passo anterior a digitação da senha de confirmação, se o beneficiário do pagamento é aquele esperado, conforme indicado no boleto de pagamento.

Desenvolvido pela SEMUT.