Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

TRIBUTAÇÃO

natal.rn.gov.br » Tributação » Notícias » Contribuintes já podem emitir DAM com 16% de desconto no IPTU 2021 para pagamento à vista até 11/01/2021

• Contribuintes já podem emitir DAM com 16% de desconto no IPTU 2021 para pagamento à vista até 11/01/2021

O contribuinte que está em dia com o município e optar pela antecipação do pagamento, até 11 de janeiro de 2021, terá direito ao desconto de 16% sobre o valor do IPTU.

Caso tenha alguma pendência em relação aos impostos municipais, a situação terá que ser regularizada até o dia 8 de janeiro, seja parcelando o débito, e pagando a entrada do parcelamento, ou optando pelo pagamento à vista.

Em função da pandemia, diferente de anos anteriores, nos quais a emissão só era feita através da internet, a Prefeitura imprimirá os carnês incluindo o boleto da cota única antecipada com desconto. A distribuição será feita pelos CORREIOS, em tempo hábil.

Não haverá entrega na sede da Secretaria, somente pelos Correios, pelo sistema digital, chat ou Whatsapp. A previsão é de que todos os carnês, da primeira fase, sejam entregues até o fim de dezembro.

Caso não seja feito o pagamento antecipado, o contribuinte pode escolher por pagar à vista, no vencimento, sem acréscimo e sem desconto. As datas de vencimento são: 20 de fevereiro para as zonas Sul e Leste e 20 de março para as zonas Norte e Oeste.

Essas mesmas datas serão consideradas para o início do pagamento parcelado em 10 vezes.

Aqueles que não têm direito ao pagamento antecipado, receberão o carnê no início do mês de janeiro. Nesses casos o carnê não terá impresso o boleto de antecipação com o desconto de 16%.

Devido ao ano pandêmico, excepcionalmente, a Prefeitura do Natal publicou o decreto n.º 12.118, permitindo o parcelamento das dívidas do ano atual (2020). Isso também permite a retirada de certidões negativas ou positivas com efeito de negativas, após o pagamento da entrada.

O contribuinte com a opção Débito Direto Autorizado (DDA), no seu banco, receberá o aviso na própria conta e, caso queira, pode realizar o pagamento por lá mesmo. Para ter essa opção, o imóvel precisa estar cadastrado, na Prefeitura de Natal, com o mesmo CPF do titular da conta bancária.

Desenvolvido pela SEMUT.