Para discutir medidas de enfrentamento da Influenza A (H1N1) a Secretária municipal de saúde de Natal, Ana Tânia Sampaio, o secretário estadual de saúde, George Antunes, a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Viviane Albuquerque, a presidente do Cosems, Solane Costa se reuniram, na manhã desta sexta 3, na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para serem adotadas entre estados e municípios, caso haja surtos da doença.

Durante a reunião a secretária Ana Tania Sampaio, juntamente com a Viviane Albuquerque apresentaram o Plano de Contigência Contra a Influenza A para as escolas, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (SME).

O Plano de Contigência faz o monitoramento, trazendo medidas de prevenção nas escolas em casos de gripe Infuenza A ou gripe comum, evitando contaminação entre alunos, pais e professores.

O plano é composto de Nota Técnica aos professores, com informações sobre a doença; sinais e sintomas de gripe; condutas a ser tomadas em sala de aula; ações preventivas; e o Fluxograma em caso de surto e encaminhamento do aluno à unidade de saúde.

“Essa é uma ação preventiva. Orienta os educadores das escolas municipais para identificar surtos de gripe nas escolas. Precisamos estar atentos”. Explicou Ana Tânia.

“O momento é de precaução, porém não há necessidade de suspensão das aulas, visto que o período de chuvas está terminando. Diferente de outros municípios, o nosso inverno não é rigoroso”. Destacou, Viviane Albuquerque.

Durante a reunião foi decidido o referenciamento de casos de agravos ao Hospital Giselda Trigueiro para adultos e gestantes.

Novas propostas serão tomadas em outras reuniões na próxima semana.