Na manhã desta quarta-feira (29), o Secretario de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Kalazans Bezerra recebeu o secretário de Meio Ambiente da cidade de Jaboatão dos Guararapes-PE, Márcio Mendes que veio a Natal para conhecer os programas e ações implantadas pela Secretaria. O encontro serviu para troca de experiências e uma mútua apresentação do que de melhor estão fazendo em favor da sociedade, como também de estabelecer parcerias.

Para Mendes foi mostrada toda a estrutura da Semurb, que está disponível no site, proporcionando ao contribuinte uma maior interatividade, inclusive com transparência das ações da Semurb. Os programas de educação ambiental, urbanísticos, institucional e de meio ambiente e os novos sistemas de Georeferenciamento e Corporativo, que serão ferramentas importantes, no que diz respeito ao controle e uso do solo urbano.

Segundo o secretário Adjunto de Informação e Planejamento, Carlos da Hora, o objetivo da administração é dotar a secretaria do que existe de mais moderno no país, em termos de ferramentas de planejamento e controle, assegura ele. “Até dezembro deste ano teremos os sistemas funcionando e a legislação atualizada até fevereiro de 2010, inclusive com um novo redesenho processos, garantiu”.

Situado no litoral da Zona da Mata do Estado de Pernambuco, o município de Jaboatão dos Guararapes, tem hoje uma população de cerca de setecentos mil habitantes, muita próxima a de Natal, que busca nesta atual gestão um fortalecimento das ações voltadas ao meio ambiente. É o que revela o secretário, Márcio Mendes. “Viemos a Natal para ver o trabalho desenvolvido pela Secretaria, que avalio como atividades de ponta e que nos vai dar subsídios para criarmos em nossa cidade, disse”.

Márcio Mendes informou ainda, que o município está avançando no aspecto da coleta seletiva, com o fechamento do lixão, que recebia detritos das cidades de Recife e Moreno. Os Catadores segundo ele estão recebendo apoio da Prefeitura para serem aproveitados em outras tarefas, como já aconteceu em Natal. Também são realizadas ações de educação ambiental nas escolas e nos condomínios, além do gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos na cidade.