A inauguração da nova iluminação e reurbanização do Mirante da Gente, na praia da Redinha, será realizada nesta quarta-feira, 29 de julho, às 18h, com a presença da prefeita Micarla de Sousa. Trata-se de um pontilhão de 630 metros de extensão que avança pelo mar e, por isso, proporciona uma visão de 360º da capital, permitindo que o visitante observe o rio Potengi, o Forte dos Reis Magos e a Ponte Newton Navarro de forma privilegiada.

A revitalização foi realizada pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Para restaurar o espaço, foram investidos R$ 120 mil. Os procedimentos adotados envolveram recuperação da iluminação, pintura, pavimentação, instalação de bancos e lixeiras e novo projeto paisagístico.

O acesso ao mirante é ao lado do Mercado da Redinha. A obra foi construída em 1999 pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), como obra complementar da primeira dragagem do rio Potengi, que o aprofundou em três metros. O equipamento serve como barreira, impedindo que o mar avance sobre o rio e traga a areia do assoreamento, além de potencializar a vazão do rio sobre o mar, agindo como uma dragagem natural.

Na ocasião, o local também ganhará o título de Marco Portucale, em homenagem ao intercâmbio institucional, comercial, turístico e cultural entre as cidades irmãs Natal e Lisboa. O título é inspirado no reino que deu o nome a Portugal e o espaço ganhará uma obra de arte portuguesa que será produzida e enviada especialmente para o Mirante, como forma de concretizar essa aliança.

Para o secretário municipal de Serviços Urbanos João Bastos, o Mirante da Gente promete ser um ponto atrativo aos turistas e moradores da cidade. “Trabalhamos com o objetivo de trazer à tona um dos espaços mais privilegiados de Natal, que estava esquecido pela população, e de proporcionar um novo atrativo ao turismo”, complementa.