A Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta segunda-feira (27) à imprensa um quadro detalhado sobre os pagamentos realizados em 2009 ao Hospital Infantil Varela Santiago, pelos procedimentos ambulatoriais e hospitalares. O hospital tem contrato com a secretaria para atender pacientes do SUS e este ano já recebeu mais de R$ 2,4 milhões em procedimentos.

“Decidimos apresentar essa planilha detalhada para dirimir qualquer dúvida e esclarecer à opinião pública sobre nossas ações. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, tem todo respeito pelos profissionais do Hospital Infantil, reconhece a qualidade do serviço prestado lá e tem interesse na continuidade dessa parceria, inclusive ampliando, como já tínhamos anunciado aumento no teto de repasse para R$ 668 mil em agosto e mais 11 parcelas de R$ 485 mil, totalizando mais de R$ 5 milhões”, destacou a secretária Ana Tania Lopes Sampaio.

A planilha da SMS mostra os valores faturados, adiantamentos que a SMS fez ao Varela Santiago no mês de janeiro e mostra também que o hospital Infantil fez empréstimos antecipando receitas para descontos parcelados.
No início de janeiro, por exemplo, o hospital recebeu um adiantamento por parte do município de R$ 185.534,33 que foram descontados em quatro vezes nas parcelas do final de janeiro, de fevereiro, março, abril e maio.

O quadro também mostra que o Varela Santiago paga um empréstimo fundo a fundo feito com a Caixa, que recebe o pagamento do município. “Todo mês temos que repassar desse empréstimo do Varela R$ 29.055,08 e por isso precisamos descontar do valor que pagamos diretamente ao Hospital. Mas tem meses que nem descontamos, deixamos passar pra cobrar depois, como forma de ajudá-los”, explicou a secretária que ainda mostrou um detalhamento dos usuários atendidos no Varela. Apenas 34% são de Natal, o restante vem do interior. O que representa uma necessidade urgente de nova pactuação com os demais municípios do Estado que não entram com sua parte.

O Município de Natal repassou, em valores líquidos, ao Varela Santiago, com descontos de empréstimo, adiantamentos e repasses às cooperativas dos médicos e anestesiologistas que atendem no Hospital, o equivalente à R$ R$ 369.521,18 em maio e R$ 334.634,62 em junho.  Os pagamentos estão em dia e para agosto o repasse anunciado será de R$ 668 mil mais R$ 80 mil, para compensar os excedentes de meses anteriores.