Dando continuidade ao debate em torno da elaboração de uma política de formação para a educação no município, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Gestão Pedagógica, realizou nesta segunda-feira (27) o V Encontro de Assessores Pedagógicos, no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE). A reunião, que já faz parte do calendário de eventos da SME, contou com a participação de assessores de diversos setores da SME.

Na abertura do evento, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Tânia Leiros, destacou a importância de manter a continuidade do trabalho iniciado no início das reuniões. “Precisamos manter uma assessoria forte, em rede, junto às escolas”, afirmou.

Durante o encontro foi apresentada a minuta do projeto de assessoramento pedagógico. Ainda em fase de elaboração, o projeto prevê a criação de um grupo de assessores que prestará acompanhamento, avaliação e orientação às escolas municipais. Inicialmente, serão atendidas cinco escolas, escolhidas de acordo com o índice de rendimento no Prova Brasil. O acompanhamento será feito a partir de reuniões semanais entre os assessores, que realizarão visitas quinzenais às escolas.

De acordo com a professora Isabel Moura, do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), a expectativa é que o projeta esteja definido e seja posto em prática já no segundo semestre.

Ainda durante a parte da manhã, a Comissão de Formação Continuada, Ensino e Pesquisa apresentou os encaminhamentos da Política de Formação da SME.

Durante o turno vespertino, foi realizada uma Sala de Conversa entre os participantes, para a troca de experiências, sugestões e propostas pedagógicas.