O técnico João Maria Barbosa do setor de Vigilância Sanitária do Distrito Norte II da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, está participando do Programa do Ministério da Saúde – Olhar Brasil, capacitando 21 agentes de saúde, de 24 a 28 desta semana, na Unidade de Saúde de Gramoré.
O Programa Olhar Brasil tem como objetivo identificar possíveis alterações oculares que possam comprometer a qualidade da visão de crianças e adolescentes em idade escolar.
A capacitação acontecerá em três encontros com apresentação teórica, abordando a fisiologia do olho e patologias, seguida de uma aplicação prática nas escolas municipais da área de Gramoré.
“Na primeira fase, faremos uma triagem com todos os alunos da escola usando a Tabela de Snellen, que é o sistema padrão universal de avaliação da visão, para que os profissionais do Ministério da Saúde possam receitar óculos para os que precisam”, explica João Maria Barbosa.
A Escala de Snellen, também conhecida como Escala Optométrica de Snellen é utilizada para fazer pré-diagnóstico da acuidade visual de pessoas em todo o mundo. É muito simples de ser aplicada, dando um indicativo se a pessoa precisa ou não procurar um oftalmologista.