A Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), recebe desde a noite de quarta-feira (26), a exposição do artista plástico Alex Joseph, inscrito no cadastro municipal de artesão e no Programa do Desenvolvimento do Artesanato Municipal – PRODAM – ARTESANAT; vinculado a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social. A exposição que ficará aberta ao público até o dia 19 de outubro conta com 26 telas em que Joseph mescla diversos tipos de imagens e abstracionismos geométricos desenhados em linha e pregos sobre compensado.
O artista apresentará 26 trabalhos inéditos produzidos entre 2009 e 2012, utilizando uma técnica inspirada em formas geométricas, denominada arte linear, na Galeria Newton Navarro, Fundação Cultural Capitania das Artes, localizada Rua Câmara Cascudo, 434 - Cidade Alta.
A madeira (compensado), pregos e linha de costura como matéria prima, nesse caso especificamente linha de poliéster colorida, são os únicos elementos que compõem sua arte. A exposição "Arte Linear", do Alex Joseph, consumiu mais de 26 mil pregos e, estimado pelo número de tubos, um equivalente a 1.500 quilômetros de linha.
Alex Joseph, inscrito no Cadastro Municipal da Fundação Capitania das Artes- RN, desde 12 de junho de 2002, e no Programa de Desenvolvimento do Artesanato Municipal, PRODAM – ARTESANAT, já participou da XIII e XIV Edição do Salão de Artes Visuais realizado em 2010 e 2012; Essa é a sua primeira exposição individual para divulgação da sua obra.
Artesanat:
Valorizar o artesão e suas obras, gerar emprego e renda e contribuir para a disseminação de nossa cultura. Esses são alguns dos objetivos do Centro de Artesanato de Natal (Artesanat), programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Socia (Semtas). No Centro de Artesanato são realizadas ações de qualificação profissional, cadastramento de artesãos, emissão de carteira profissional do artesão, e promoção desses profissionais em feiras e eventos, nacionais e internacionais, como uma estratégia de incentivo à cultura do artesanato e geração de renda.
Para participar e ter acesso aos benefícios que o Artesanat propõe, o artesão deve procurar a equipe do Centro, na Rua Antônio Q. Melo, s/n, Mirassol (em frente ao Carrefour). É preciso levar duas fotos 3 x 4, Identidade, CPF, comprovante de residência e uma peça de artesanato pronta para deixar em exposição.