Na manhã da última quarta-feira, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal realizou o 1º Fórum de Leptospirose de Natal, no auditório do 7º Batalhão de Engenharia de Comando – 7º BE Cmb, em Nova descoberta.
No evento estavam presentes servidores, coordenadores e supervisores do CCZ, da SMS, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN). Sijara Nóbrega, secretária adjunta de Saúde, representou a secretária municipal de saúde, a secretária adjunta, fez parte da mesa de abertura do fórum e afirmou que, “a SMS tem como função capacitar o servidor para melhor servir o usuário do município de Natal”.
“O fórum tem o objetivo de abordar temas referentes a epidemiologia, a assistência e controle da leptospirose, com a finalidade de criar propostas de intervenção da doença em Natal”, explicou Jeane Oliveira, gerente técnica do CCZ.
As palestras que compuseram a programação foram: “Fatores de Risco para Leptospirose no RN”, ministrado por Hênio Lacerda, professor da UFRN; “Leptospirose no RN”, ministrada por Manuela Alves, médica, infectologista; “O controle de roedores no município de Recife”, ministrada por Jurandir Alves de Almeida, gerente da Vigilância em Saúde de Recife –PE.
“O Levantamento do Índice de Infestação de Roedores – Experiência no Município de Recife”, ministrada por Renata Guimarães Vieira, responsável pelo Controle de Animais Sinantrópicos e Peçonhentos CVA Recife – PE.
Após as palestras, foi apresentada a proposta da intervenção no controle da leptospirose em Natal e realizada a consolidação e elaboração do relatório do fórum.