“Fiquei bastante feliz com minha premiação, porque eu estudei e me esforcei muito”, afirmou Nalbert Pietro Martins da Costa, aluno de 12 anos da Escola Municipal Quarto Centenário. O estudante recebeu medalha de prata na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) do ano de 2011. A cerimônia de premiação aconteceu na última sexta-feira (31), no auditório do Praiamar Hotel em Ponta Negra.
Nalbert Martins se considera um bom aluno e ter recebido uma medalha de prata funciona como forma de incentivo para estudar mais. “Separava um tempo cada dia em casa para estudar”, concluiu.
A OBMEP é uma competição aberta aos estudantes de escolas públicas do Brasil. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Matemática que desenvolveu o projeto de competições para melhorar o ensino da disciplina no país e ainda descobrir novos talentos matemáticos.
Presente na solenidade o coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP-RN), Joaquim Elias de Freitas, explica que a competição é um projeto que tem como objetivo estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas e contribuir com a qualidade da educação básica.
Ele afirma que mais de 99% das escolas públicas do Brasil participaram da olimpíada, com um total de mais de 19 milhões de alunos. “Só perdemos para a China devido à quantidade populacional”, declarou.
Dois alunos da rede municipal de ensino de Natal foram contemplados com a medalha de bronze, dentre eles, Kevin Douglas Martins da S. Amorim, da Escola Municipal Quarto Centenário e Abia Mariane Aquino do Nascimento, da Escola Municipal Veríssimo de Melo. Outros dezesseis alunos receberam menção honrosa.
Tanto a Escola Municipal Quarto Centenário pela participação com o maior número de alunos premiados na rede, quanto o professor da escola Jesse Carvalho da Silva (professor destaque), ganharam um computador portátil.
O estudante de 13 anos, Matheus Diógenes Brito de Lima do 8º ano do Quarto Centenário recebeu menção honrosa pelo destaque na olimpíada e disse ser o reconhecimento dos estudos e trabalhos durante o ano. “Gosto muito de Matemática, porém tinha que se esforçar bastante para entender as questões”, completou.
Da mesma escola a aluna de 14 anos Suzana Jennepher da Silva Guedes, do 9º ano, recebeu um grande incentivo dos seus pais e professores. “Meus pais me incentivaram bastante e agora estamos todos felizes com minha conquista”, declarou.
Menção Honrosa:
Escola Municipal Quarto Centenário
Dayanne Costa da Silva
Ezequiel de Carvalho Silva
Jair Rodrigues Varela Araújo
Jéssica Andrielly Chacon Jerônimo
Matheus Dantas de Lucena
Matheus Diógenes Brito de Lima
Suzana Jennepher da Silva Guedes
Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo
Maria Eduarda Albuquerque Rocha
Milena Nascimento dos Santos
Paulo Roberto Paulino Nascimento
Escola Municipal Otto de Brito Guerra
Sílvio da Silva Júnior
Sueldes Silva da Paz
Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima
Heloísa Fernandes Silva
Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade
Cinthia Diniz do Nascimento
Escola Municipal Professora Adelina Fernandes
Daniel Bruno Soares de Lima
Escola Municipal Professor Zuza
Jerlimponês Francisco S. Cerqueira