O Programa da Estratégia da Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal promoveu durante os dias 22 e 24 de agosto uma oficina de apoio matriarcal, para as unidades aderentes ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), no Centro de Referência à Saúde do Trabalhador – CEREST.

Estavam presentes profissionais de 14 unidades de saúde e os representantes da Estratégia da Saúde da Família – ESF, Distritos Sanitários e membros do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

PMAQ é um programa do Ministério da Saúde que visa induzir a promoção de ações que ampliem a capacidade da gestão pública, as equipes de Atenção Básica, em oferecer serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades da população.

A oficina teve o objetivo de estimular o processo de acompanhamento pelo NASF, além de ajudar as unidades a planejar ações a fim de melhorar a atenção prestada ao usuário.

“O evento serve para resgatar o processo de trabalho das equipes da ESF que aderiram ao PMAQ-AB, e ao mesmo tempo avaliar e monitorar as ações desenvolvidas segundo os parâmetros sugeridos pelo Ministério da Saúde”, explicou Joilca Bezerra, coordenadora da ESF.