Pela segunda semana consecutiva, a cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal registra variação negativa. Com efeito, nesta semana os preços estão, em média, 1,11% mais baixos em relação à semana passada. A variação acumulada nas últimas quatro semanas é de -3,31%. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que era de R$ 327,42 na semana passada, caiu para R$ 323,78.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo Procon Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais dezessete (17) subiram esta semana e vinte e três (23) sofreram redução.

A maior redução ocorreu no grupo de legumes, frutas e verduras (-4,96%), seguido pelos produtos de higiene e limpeza (-0,80%) e pelos produtos industrializados e semi-elaborados (-0,68%).

Dentre os produtos que apresentaram redução de preço, estão: tomate (-11,0%), cebola pera (-10,8%), chuchu (-10,4%), batata comum (-9,8%), macaxeira (-8,4%), e açúcar cristalizado (-7,1%).

Por outro lado, a pesquisa do Procon Natal detectou aumento, dentre outros, no feijão carioquinha tipo 1 (+10,2%), alface (+4,0%), batata doce (+3,3), biscoito ‘cream cracker’ (+3,0%), sal refinado (+2,6%) e sabão em pó (+2,6%).

O Procon Natal alerta os consumidores quanto à diferença de preços em produtos semelhantes, existente entre os estabelecimentos, o que indica a necessidade de se pesquisar antes de comprar. As maiores diferenças ocorrem nos hortifrútis, como o chuchu que apresenta diferença de 240%: o menor preço constatado foi R$ 0,58/kg e o maior, R$ 1,97/kg. A cebola pera apresenta preços que variam de R$ 0,92 a R$ 2,98/kg (diferença de 224%). A batata doce varia de R$ 0,98 a R$ 2,69/kg (diferença de 174%). Mesmo em produtos industrializados de mesma marca, as diferenças são grandes, como é o caso do fubá pré-cozido Vitamilho, que registra diferença de 167%: menor preço, R$ 0,52; maior preço, R$ 1,39.

Custo da cesta básica por estabelecimento

Segundo ponderação dos técnicos do Procon Natal a cesta básica mais barata, era a do supermercado SERVEBEM – CIDADE DA ESPERANÇA (R$ 296,88), seguido pelas três lojas do Nordestão (Salgado Filho, Cidade Jardim e Zona Norte). A diferença entre o maior e o menor custo da cesta básica entre os estabelecimentos pesquisados é de 16,6% (equivalendo a R$ 49,25).

Nesta semana o custo médio da cesta básica estava 6,5% mais caro nos hipermercados (R$ 333,94) do que nos supermercados (R$ 313,62). A maior diferença ocorre nos hortifrútis, que esta semana estavam, em média, 29% mais caros nos hipermercados do que nos supermercados.

Custo da cesta básica por estabelecimento