Apesar de se tratar de uma iniciativa pioneira na vida dos servidores municipais, o II Congresso Natalprev de Educação Financeira e Previdenciária, promovido pela Prefeitura do Natal, atendeu a todos os objetivos propostos. A avaliação foi feita pelo diretor do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal (Natalprev), Sylvio Eugênio Araújo Medeiros, no final da manhã desta quinta-feira, 21, durante a palestra de encerramento do evento.

Segundo ele, a política de valorização proposta e colocada em prática pela prefeita Micarla de Sousa tem trazido a realidade iniciativas como essa e o Natalprev não poderia deixar de se engajar nessa linha de gerir pessoas. “Abordando o preparo físico, emocional, mental, espiritual e financeiro, os participantes puderam se questionar e avaliar como estão conduzindo suas escolhas pessoais e o quanto essas opções os aproximam ou distanciam da qualidade de vida que todos buscamos”.

No seu segundo dia de realização, o congresso contou com a participação do jornalista e professor de práticas espirituais, Geraldo Vieira Bhaskar, responsável pela palestra “Qualidade de Vida: O Conforto que Vem de Dentro”. O tema serviu para esclarecer como as pessoas podem perceber e compreender que qualidade de vida depende muito mais de uma atitude pessoal do que das condições materiais.

Na opinião do palestrante, o ser humano pode ter boa condição material e péssima qualidade vida. Ao abordar a questão, considerou essencial a iniciativa da Prefeitura do Natal visto ser muito raro que empresas e órgãos públicos abram espaços para que os funcionários possam falar de si mesmos. “Na realidade, 90% só se interessa como o funcionário poderá render mais. No entanto, qualidade de vida está extremamente ligado a produtividade”.

Em suas considerações, abordou o stress como sendo a atitude que uma pessoa tem diante das situações da vida. “Nós construímos a capacidade de enfrentar a situação como ela se apresenta sem criar uma porção de histórias. Há uma compulsão mental de criar suposições sobre todos os fatos que acontecem. A não aceitação de como a realidade se apresenta faz com que o nosso espírito seja de luta permanente causando o stress”, frisou Geraldo Vieira.

Após um coffee break, ocorreu à segunda palestra do dia sobre o tema “Sempre Jovem”, feita pelo professor Watson. Em seguida, os presentes participaram da oficina “Vida em Movimento”, coordenada por uma equipe da Cardio Fitness, que encerrou o evento.