O contribuinte que protocolou o processo na Secretaria Municipal de Tributação (Semut) tem que ficar atento ao prazo de pagamento do ITIV para não perder o desconto. Para os processos que foram avaliados até o dia 22 de maio de 2012, o contribuinte tem até amanhã (21/06) para buscar sua guia de pagamento, evitando assim que o processo seja automaticamente arquivado. Caso o processo não tenha sido avaliado até o dia 22de maio, o prazo do contribuinte será de 30 dias após a avaliação do auditor para efetuar o pagamento do imposto.

“Temos um número significativo de processos já avaliados na Semut e que os contribuintes não foram buscar as guias de pagamento. É importante acompanhar o andamento do processo porque, caso vença o prazo de 30 dias para pagamento da guia, o processo é automaticamente arquivado e o contribuinte perde o desconto”, disse o secretário municipal de Tributação, André Macedo. Todos os detalhes sobre os prazos de pagamento do ITIV constam no Decreto nº 9.508, de 23 de setembro de 2011, que estabeleceu o desconto.

A Semut disponibilizou um teleatendimento (3232.9168) que funcionará das 14h às 16h para que os contribuintes possam acompanhar os trâmites do processo. Basta ligar e informar o número do processo para saber se o mesmo já foi ou não avaliado. Por telefone, não será repassado valores de avaliação e nenhum outro dado do processo por conta do sigilo fiscal. Se preferir, o contribuinte pode se dirigir à Secretaria Municipal de Tributação para acompanhar o andamento do processo. O horário de atendimento ao público é das 08h às 13h.