As escolas municipais José Sotero e Irmã Arcângela foram contempladas nesta última segunda-feira (18), com a apresentação do Coral Municipal “Sons da Terra”. As apresentações marcaram a abertura oficial dos concertos didáticos em 2012. O coral é formado por professoras e funcionárias da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME).

A primeira apresentação aconteceu às 14 horas para os alunos da Escola Municipal José Sotero, localizada na Rua Aracaju, 142, Igapó. Na Escola Municipal Irmã Arcângela, situada na Rua São Pedro, 188, Igapó, o concerto didático começou às 15h30, empolgando os estudantes.

As apresentações do Coral Municipal “Sons da Terra” nas escolas e CMEIs da rede municipal de ensino, têm como principal objetivo difundir o canto coral na comunidade escolar, por meio da realização de concertos didáticos e apresentações de caráter didático-pedagógico. Além de levar ao aluno a arte coralística no intuito de desenvolver o gosto e interesse pela música coral.

O repertório é escolhido conforme o tema que é abordado a cada ano. Este ano o tema do repertório é "a música". Durante as apresentações nas duas escolas as coralistas cantaram as músicas: Canção Dó-Rê-Mi (Richard Radgers e Arranjo Tereza Dias), Música, por quê? (Samuel Kerr), Jingle Coral (Alexandre Zilahi), Bandinha da Vila (Aricó Júnior), Gato na Tuba (Alberto Ribeiro e João de Barros), Ciranda, Cirandeiras (Cirandas tradicionais brasileiras e Arranjo Magda Pucci), Rosa Amarela (Harmoniz Heitor Villa-Lobos), Vamos Fugir (Gilberto Gil e Arranjo Patrícia Costa), entre outras.

A professora Rosângela Albuquerque, regente e fundadora do coral, explica que a importância dos concertos didáticos nas escolas, "é propiciar a vivência de uma manifestação artística, rica em significados promovendo a socialização e democratização dessa experiência. As crianças aprendem conteúdos novos, analisam, questionam, participam ativamente e percebem que são capazes, também, de criar algo significativo. Foi assim, que, em 2002 surgiu o Tralalá, projeto que visa à criação de coros infantis nas unidades escolares”, destacou a regente.

A diretora da Escola Municipal José Sotero, Elizabeth Soares de Souza, afirma que foi um privilégio para os alunos participarem desse momento cultural. "Foi muito importante porque fizemos um passeio pelo universo da música. A música que acalma, emociona e anima. Nossos alunos gostaram bastante", destacou a diretora. Para o vice-diretor da Escola Municipal Irmã Arcângela, Asclepíades Fernandes, a apresentação do coral foi maravilhosa. "Esses momentos são sempre bem vindos aqui na nossa escola, proporcionando muita alegria para os alunos. A população é bastante carente então precisamos muito de boa música", comentou o vice-diretor.

A aluna Isadora Oliveira da Costa (11 anos) do 6º Ano "B" elogiou bastante a apresentação do coral. "Estou gostando muito, elas cantam muito bem. Adoro quando essas atividades diferentes vêm para nossa escola", disse Isadora. O aluno Isac Nascimento da Silva (12 anos) do 6º Ano "D" comentou: "estou gostando, está sendo muito bom porque adoro música. A que eu mais gostei foi Do-Rê-Mi. E para Maria Natália da Silva (13 anos) do 7º Ano "B", a apresentação do coral foi perfeita. "Vou pedir para elas voltarem em breve", comentou. Os três alunos são estudantes da Escola Municipal Irmã Arcângela.

Cronograma de Concertos Didáticos 2012

JULHO - 26
8h - Escola Municipal Carlos Belo Moreno
09h30 - Escola Municipal Arnaldo Monteiro

AGOSTO - 24
14h - Escola Municipal São José
15h30 - Escola Municipal Carmem Reis

SETEMBRO - 20
14h - Escola Municipal Santos Reis
15h30 - Escola Municipal Henrique Castriciano

OUTUBRO - 23
8h - Escola Municipal Zeneide Higino
09h30 - Escola Municipal Marize Paiva

NOVEMBRO - 09
14h - Escola Municipal Antônio Campos
15h30 - Escola Municipal Laura Maia