A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), por meio do Departamento de Concessões, Permissões e Autorizações, efetuou na manhã desta terça-feira (19) o relocamento dos ambulantes que estavam comercializando irregularmente na calçada do Hospital Universitário Onofre Lopes.

Após a expedição de notificações informando sobre a incorreção de comercializar sem licença, os fiscais da Semsur realizaram a remoção dos ambulantes para outro espaço da mesma calçada, distante da porta de entrada do hospital. “Os ambulantes estão em um trecho da calçada que fica em frente ao banco de sangue, onde não atrapalha o trafego de pessoas”, informou o diretor do departamento de fiscalização da Semsur, Antoniel Carneiro.

A retirada faz parte do processo de intensificação da fiscalização, que vem sendo realizada pela secretaria, com o intuito de coibir a exploração comercial em áreas públicas. De acordo com o Código de Obras do Município, que segue o padrão nacional, é proibida a ocupação de áreas pública para fins comerciais.

Os ambulantes também vinham descumprindo a legislação e transgredindo a lei ao utilizar veículos descaracterizados para vender lanches. Como os carros estão estacionados em vagas destinadas ao embarque e desembarque de pacientes, a Semsur notificou os responsáveis que estão proibidos de colocar mesas e cadeiras na calçada e abriu um processo administrativo que será encaminhado à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias e cabíveis ao caso.