A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Candelária da Secretaria Municipal de Saúde celebra nesta terça-feira (19), às 14h, a festa junina. Na ocasião, serão oferecido comidas típicas, sorteio de balaio, desfiles, além da animação da Banda Adonai. É esperada a presença de mais de 80 pessoas, incluindo os funcionários da unidade, os participantes dos grupos e seus familiares.
O evento terá participação de todos os funcionários da unidade e dos grupos Cuidando de Quem Cuida, ginástica, Amigos da Vida, de Dança e do grupo Oficina da Sexualidade.
Cuidando de Quem Cuida é um grupo de ação entre familiares com a doença de Alzheimer, na UBS de Candelária. Funcionando há 10 anos, o grupo presta assistência de qualidade aos idosos com a doença de Alzheimer, Parkinson e outras demências. Esse será o sétimo São João do grupo, que é o grande organizador da festa.
O grupo de Cuidadores de Portadores de Alzheimer de candelária existe desde 2001 e surgiu a partir da necessidade de uma proposta em relação ao cuidar do portador da doença. “Muitos familiares sentem dificuldade para cuidar de pessoas doentes na família, isso é muito comum. Procuramos através da criação do grupo tentar melhorar a qualidade de vida do cuidador e do portador”, explica a coordenadora do Grupo Cuidando de Quem Cuida – CS Candelária /SMS, Betânia Maciel.
Ela ressalta também a importância da festa, “cada um de nós tem um papel importante de promover o lazer, e mostrar que mesmo com o pouco que temos, podemos fazer a diferença. Grandes movimentos fazem grandes mudanças”.
A unidade também conta com um grupo chamado Amigos da Vida, que trata, através de ioga e relaxamento, de portadores de hipertensão, diabetes, e também pessoas com labirintite (é causada por um processo inflamatório ou infeccioso que afeta os labirintos, no ouvido interno) e fribromialgia (Síndrome dolorosa crônica, não-inflamatória, de origem desconhecida), doenças que tem grande vínculo com o lado psicológico.
“Acho esse momento muito importante, porque o que nós fazemos é proporcionar a eles qualidade de vida, que é um dos direitos assegurados pelo estatuto do idoso. Nós trabalhamos sempre com a prevenção e promoção da saúde”, disse a assistente social da unidade de saúde de Candelária e coordenadora do grupo Amigos da Vida, Mara Magaly Sidon.