A secretária municipal de saúde, Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira, recebeu o título de cidadã natalense da Câmara Municipal de Natal, na ultima sexta-feira (15). A proposição foi do vereador Aquino Neto (PV), pelos relevantes serviços prestados por ela a Natal.
“Somos criteriosos para indicar alguém a ser homenageado e ela foi aceita por unanimidade. A própria história justifica a escolha. Ela é líder nata. Pouco fala, mas saber escutar e conduzir os seus liderados. A Câmara Municipal de Natal se sente homenageada em homenagear Maria do Perpétuo”, disse Aquino Neto.
A secretária, Maria do Perpétuo Socorro comentou a sua satisfação de receber o título. “É com muita alegria que recebo esse título. Agradeço a Deus, a minha família e a todos os amigos. Sou muito feliz, porque amo o que faço”, disse Perpétuo.
E acrescentou “dedico este título a meu pai, Manuel Leonardo Nogueira, que sempre foi um exemplo de dedicação, persistência e atitude. Tenho certeza que onde quer que ele esteja, ele está muito feliz e honrado”, discursou emocionada a secretária.
Durante a cerimônia, pessoas próximas a Maria do Perpétuo, prestaram homenagens. Um vídeo foi exposto com depoimentos de familiares, amigos de longa data e companheiros de trabalho, evidenciando os valores de sua trajetória.
A secretária adjunta, Ariane Rose prestou sua homenagem citando o significado do seu nome, fez referência a sua personalidade. “O nome Maria do Perpétuo quer dizer Mãe de Deus da Paixão. Ela é simples, faz tudo com paixão e deixa em todos os espaços que ocupa em harmonia. Deixa a pessoa livre para fazer o sabe”, destacou Ariane.
A solenidade contou com a presença de deputado, secretário entre outras autoridades, da família, amigos e colegas de trabalho.
Breve Histórico
Em 1988 a secretária, Maria do Perpétuo do Socorro foi provada em concurso público para ginecologista da Secretaria Municipal de Saúde de Natal. É Especialista em Administração Hospitalar
Iniciou suas atividades na SMS de Natal em outubro do mesmo ano, na Unidade do Frigonat, que depois se transformou em Centro de Saúde Monte Líbano. Em seguida trabalhou no Centro de Saúde São João.
Depois passou a se dedicar mais intensamente a obstetrícia, indo trabalhar na Maternidade de Felipe Camarão, onde teve a oportunidade de fazer parte da construção do processo de Humanização na Assistência ao Parto.
Trabalhou também na Maternidade da Quintas, Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Dr. Leide Morais, um modelo inovador de assistência materno-infantil, assumindo pouco depois a direção técnica da unidade, onde permaneceu até Julho de 2010, quando passou a desempenhar a função de Secretária Adjunta de Atenção Integral a Saúde, SMS – Natal; cargo que ocupou até Maio de 2011, quando assumiu a pasta de Secretária Municipal de Saúde de Natal.