O programa da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, API Conviver, inserido no Departamento de Proteção Social Básica – DPSB, trabalha a fim de garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos do município de Natal através de atividades que contribuem para um processo de envelhecimento saudável, pautado na sociabilização e convívio efetivo na comunidade.
Visando a importância da sociabilização para que o fundamento de dignidade seja garantido a pessoa idosa é que o API Conviver promoverá nessa sexta feira, 15 de junho, uma festividade junina no Centro de Convivência Ivone Alves, localizado na Av. Cirandas, s/n, Lagoa Azul.
O evento contará com a participação de cerca de 150 idosos que vivenciarão as tradições nordestinas a partir das 14h, com todos os principais elementos que compõe um verdadeiro São João: quadrilha improvisada, comidas típicas e arrasta-pé.
“É de extrema importância garantir lazer a pessoa idosa com o intuito de promover a reintegração social e a interação por meio de tais expressões. É uma forma, também, de se mobilizar a sociedade para a questão do idoso, necessidade vital num país que passa pelo fenômeno de envelhecimento da população.” Completou Marcela Caldas, coordenadora do programa API Conviver
O API Conviver destina-se ao atendimento da pessoa idosa, e está localizado nas quatro Regiões Administrativas do Município de Natal. Tem como objetivo desenvolver atividades que contribuam para o envelhecimento saudável através de experimentações de atividades de lazer, esporte, cultura e arte, que valorizam de forma singular esse momento da vida. O API conviver ainda atua prevenindo e intervindo em situações de risco e assiste atualmente 2.425 idosos natalenses.