A Prefeitura de Natal apresentou, às 12 horas desta quinta-feira (16), em almoço com a imprensa, detalhes da I Semana de Lisboa em Natal, evento que foi iniciado hoje e deverá se prolongar até o próximo dia 21 de julho, em Natal. Na ocasião, também foram apresentados os resultados a médio e longo prazo, decorrentes da realização da Semana de Natal em Lisboa, que aconteceu entre 24 e 30 de junho passado, em Lisboa.

Entre as principais conquistas natalenses com a nova fase nas relações entre as duas cidades, está a ampliação do número de turistas portugueses que visitam Natal devido à divulgação da capital potiguar no país que é a porta de entrada da Europa. Os benefícios vão além da divulgação. Atingem também a indústria, o comércio e o setor de serviços das duas nações. Cerca de 20 empresários portugueses acompanham a comitiva liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, que desembarca na noite desta quinta-feira, no Aeroporto Augusto Severo.

Sobre a semana de Natal em Lisboa, os primeiros resultados começam a surgir. Ao todo, seis operadoras de turismo fecharam mais de 100 pacotes de viagem para Natal, para os próximos 12 meses. A expectativa é que este número seja ampliado no decorrer do ano. Como desdobramento do evento feito em Lisboa, o destino Natal será promovido em parceria com companhia de aviação TAP. A empresa também começou a voar, com escala imediata, de Lisboa para Natal.

A Prefeitura conquistou ainda o apoio do Ministério do Turismo, que cederá sua estrutura na Europa e nos Estados Unidos para colaborar nos próximos meses com os eventos que o município vier a desenvolver, inclusive com ajuda financeira.
Ainda neste setor, serão produzidos workshops seqüenciados com jornalistas especializados em turismo do leste europeu e grupos de agentes de viagens. Em agosto e setembro, serão feitos três workshops (Moscou, Varsóvia e Helsinki), para a divulgação da cidade.

No setor de Serviços, a notícia mais positiva é que o Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal (LNEC) desenvolverá um acordo de Cooperação Técnica, envolvendo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), objetivando a elaboração dos estudos técnicos para o projeto de Contenção do Avanço do Mar e recuperação das praias de Ponta Negra e Praia do Meio.
No comércio, na indústria e na economia como um todo, o destaque será a realização da Segunda Rodada de Negócios entre empresários de Natal e de Portugal, que acontece neste próximo sábado (18) e na segunda-feira (20), no Hotel Serhs, contando com a presença de reconhecidos empresários portugueses, dos ramos automotivos, da construção civil, turismo, telecomunicações, entre outros.

Intercâmbio com outros países será explorado pelo executivo

Para o Secretário Municipal de Turismo, Soares Júnior, “um evento como esse sempre traduz bons negócios”. O auxiliar da prefeita Micarla de Sousa afirmou que o resultado desta ação do executivo só poderá ser conhecido no final do ano, quando as empresas do setor realizarem seus balanços, confirmando o aumento no faturamento. Mas ele adiantou que, somente duas empresas que trabalharam no estande de Natal montado no Shopping Colombo venderam cerca de 100 pacotes turísticos para Natal.

Soares Júnior revelou ainda que existem projetos de realizar uma semana semelhante a feita em Lisboa em outras cidades, com objetivo de expandir as relações institucionais de Natal e foco na abertura de canais de negociação para o aperfeiçoamento do turismo e o desenvolvimento econômico de Natal, através dos investimentos captados com o respaldo institucional da Prefeitura. Um dos exemplos é a possibilidade da realização da Semana de Natal em Miami, um mercado com grande potencial. O secretário enfatizou o apoio que a Prefeitura já garantiu junto ao Ministério do Turismo.

Empresários destacam perspectivas de negócios com empresários de Portugal

Quem também cobrou que novos eventos como este fossem realizados com mais freqüência, foi o empresário Sílvio Bezerra, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, sugerindo as cidades de Madrid e de Londres. Além disso, enfatizou a importância da rodada de negócios, onde se pode conhecer novas oportunidades, através do intercâmbio em reuniões, troca de cartões e informações valiosas.

“A Prefeitura contará com todo nosso apoio. Consideramos a importância de eventos deste porte. Aqui estarão, no próximo sábado, empresários renomados representantes de empresas portugueses com negócios estratégicos. Se depender da Câmara de Comércio, muitas parcerias serão desenvolvidas”, destacou Sílvio Bezerra, sugerindo a realização de uma Semana de Natal em Londres, cidade européia onde está situada a sede do grupo investidor que associou-se à empresa representada por Sílvio Bezerra em Natal.